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Título
Análise do exercício da liderança na Coordenação do Curso de Administração: estudo de caso de uma IES do interior do Estado de São Paulo
Orientador
Valéria Rueda Elias Spers
Autor
Elna Pereira Nascimento Cres
Palavra chave
Liderança, Coordenação de curso, Ensino superior.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
29/07/2011
Nº Downloads
2624
Resumo
As organizações de Ensino Superior vivem momentos de competitividade de adaptações ao mercado altamente exigente. Os gestores são alguns dos agentes principais responsáveis pelas respostas aos desafios impostos às organizações de Ensino Superior e também, pela coordenação nas dimensões acadêmica, pedagógica, científica e administrativa. Dentre eles está o coordenador de curso de graduação, que tem a responsabilidade de coordenar os processos referentes ao projeto de curso que é oferecido à sociedade e garantir a qualidade do mesmo. Este trabalho buscou através de um estudo de caso analisar de que forma o coordenador desempenha a liderança, e como este desempenho é percebido pelos docentes do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior confessional no interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa exploratória- descritiva com análise qualitativa e dados obtidos através de entrevista junto ao coordenador e questionário aplicados aos docentes. Quanto ao referencial teórico foram identificados os elementos determinantes e influenciadores da liderança; a legislação educacional brasileira do ensino superior; as principais atribuições do coordenador de curso, elementos que pautaram as análises juntamente com a abordagem de análise baseada na Corretagem do Poder, postulada por Motta (2004). Os instrumentos de coleta de dados foram elaborados tomando como base tal postulado. A pesquisa foi feita com vinte e dois docentes do curso de Administração da IES estudada e com o coordenador do curso. Os dados obtidos através do questionário dos docentes foram analisados de forma estatística para melhor percepção das informações. Após a construção desses quadros com dados quantificados, os dados docentes foram organizados por formação acadêmica buscando com isso uma provável tendência nas respostas ao questionário. Os resultados sugerem que os docentes de forma geral percebem o coordenador com baixas habilidades para gerir pessoas, reconhecendo em suas ações um líder mais técnico e burocrata. O coordenador por sua vez se vê com dificuldades em desenvolver as atribuições mais voltadas para compreensão das aspirações de seu grupo por estar envolvido com as atribuições de atendimento das solicitações legais do curso, e por não ter pessoal qualificado para dar apoio necessário às atividades burocráticas. Com base na análise dos dados, concluiu-se que apesar das teorias mais simples como as mais complexas procurarem enfatizar a importância do coordenador como líder de pessoas, ele não é escolhido pelas suas habilidades de liderança e não encontra na sua função de coordenador espaço para o desenvolvimento das competências necessárias de um líder de grupo.
Abstract
Higher education organizations live moments of competitiveness of adaptations to market highly demanding. Managers are some of the main agents responsible for the responses to the challenges imposed on higher education organizations, and also in coordinating academic dimensions, pedagogical, scientific and administrative. Among them is the Coordinator of the undergraduate course, which has the responsibility to coordinate the procedures relating to the project of course that is offered to the society and ensure the quality of same. This work sought through a case study to analyze how the coordinator plays the lead, and how this performance is perceived by teachers of the course of Administration in a denominational institution of higher education in the interior of São Paulo. This is an exploratory-descriptive research with qualitative analysis and data obtained through an interview with the Coordinator and questionnaire applied to teachers. On the theoretical referential elements were identified influencers and determinants of leadership; the educational legislation of the Brazilian higher education; the main tasks of the Coordinator of the course, elements that have guided the analysis together with the analysis approach based on power Brokering, postulated by Motta (2004). The data collection instruments have been prepared on the basis of this postulate. The research was done with twenty-two teachers of the course of administration of IES and studied with the coordinator of the course. The data obtained through the teachers ' questionnaire was analyzed statistical form to better perception of the information. After the construction of these frames with quantified data, the data were organized by academic teachers seeking with this a likely tendency in the replies to the questionnaire. The results suggest that teachers generally perceive the Coordinator with low skills to manage people, recognizing in his actions a more technical leader and bureaucrat. The turn coordinator sees difficulties in developing the assignments more geared to understanding of the aspirations of his group to be involved with service assignments of course legal requests, and for not having qualified personnel to support necessary bureaucratic activities. Based on analysis of data, it was concluded that despite the simpler theories as the most complex seek to emphasize the importance of the Coordinator as the leader of people, he is not chosen by their leadership skills and does not find space in its role of Coordinator for the development of skills required of a leader of the group.