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Título
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE ESPORTE E LAZER EM PRAIA GRANDE/SP: UM OLHAR SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO
Orientador
Nelson Carvalho Marcellino
Autor
Stela Marcia Allen
Palavra chave
Atividades de Lazer, Esporte, Espaços e Equipamentos Públicos, Democratização.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
06/11/2011
Nº Downloads
1173
Resumo
Em relação ao aspecto espaço, uma pesquisa do perfil dos municípios brasileiros sobre o esporte, realizada pelo IBGE (2006) aponta que a grande maioria das cidades brasileiras conta com um número insuficiente de espaços e equipamentos específicos de esporte e lazer. Esses poucos, geralmente estão mal distribuídos e nem sempre são otimizados. Essa não é totalmente a realidade de Praia Grande/SP. A estrutura física esportiva da cidade contava até o ano de 2005 com dois ginásios. A partir de 2006, de acordo com a exigência a candidatura dos 71° Jogos Abertos do Interior, o município reformou seus 2 ginásios e o centro náutico e, foram construídos 7 ginásios poliesportivos, uma piscina semi-olímpica, uma pista oficial de atletismo e um skate park. Após abrigar os Jogos, a administração pública abriu estes equipamentos à participação popular, visando atender diretamente a comunidade local com oferta de atividades voltadas para a inclusão social e, indiretamente aos turistas através da realização de eventos esportivos. No entanto, sabemos que nem todos têm a possibilidade de acesso aos equipamentos de esporte e lazer das cidades, mesmo quando há grande oferta, seja por falta de condições econômicas, por barreiras como gênero e faixa etária, ou por deficiência de uma política pública de lazer e de animação sociocultural que viabilize a democratização cultural. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi o de identificar qual tem sido o uso dos equipamentos públicos de esporte e lazer deixados como legado dos 71° Jogos Abertos do Interior à cidade, verificando os possíveis fatores inibidores e/ou efetivo uso democrático, com a finalidade de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas na área, especificamente nos eixos de espaços e equipamentos, e acessibilidade às práticas. Como objetivos específicos procuramos identificar os programas neles oferecidos, a frequência por gênero e faixa etária, a manutenção destes espaços e as possíveis diferenciações na apropriação destes locais entre turistas e moradores locais. O trabalho realizado foi uma combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a inserção da pesquisadora nos 13 equipamentos públicos que abrigaram os Jogos. Quanto ao método de investigação, foi utilizado o estudo de caso. A pesquisa de campo contou com três etapas, duas realizadas nos períodos de férias escolares (janeiro e julho/2011) e outra no período de não férias (maio e junho/2011), como forma de se verificar as possíveis diferenciações na apropriação dos locais investigados entre turistas e moradores. Apesar dos usuários terem apresentado muitas sugestões em relação às melhorias da estrutura física dos locais, como a limpeza e manutenção, constatamos que a cidade conta com bons equipamentos, bem conservados, mas tem o uso aquém de suas possibilidades. Durante o período de férias tem seu uso diminuído e não apresenta oportunidade para participação de turistas. Outras opções de lazer foram apontadas, além daquelas próprias dos equipamentos, como a oferta de mais atividades esportivas e de lazer aos adultos e aos finais de semana, assim como melhorias em relação ao quadro de funcionários, apontando a necessidade de mais professores de educação física e agentes de segurança.
Abstract
Concerning the spatial aspect, a research conducted by IBGE (2006) about the profile of Brazilian cities regarding sports reveals that most Brazilian cities do not have enough space and specific equipment related to sports and leisure. Those few are usually poorly distributed and not always optmized. This is not totally the case of Praia Grande/SP. The physical structure of the city’s sports facilities comprehended two gymnasiums until 2005. Since 2006 the city has rebuilt these two gymnasiums and the nautical center, and has also built 7 multi-sport gymnasiums, a semi-olympic swimming pool, an official athletic track and a skatepark in order to meet the requirements to become eligible for the 71st Countryside Open Games. After holding the event, the local authorities decided to have these facilities open to the general public, attempting to provide the local community with social inclusive activities as well as to provide tourists with sporting events. However, we know that not everyone is able to access sports and leisure facilities in cities due to lack of economic conditions, constraints such as gender and age range, or poor public leisure and sociocultural policies that enable cultural democratization. Knowing that, the general aim of this study was to identify the use of the public sports and leisure facilities left by the legacy of the 71st Countryside Open Games to the city population, analyzing the possible inhibiting factors and/or the effective public use, in order to offer subsidies to the making of related public policies, especially concerning spaces and equipment, and access to the facilities. As to specific aims, we aimed at identifying the programs offered by those facilities, the frequency by gender and age range, the maintenance of the facilites, and the different use of such facilities by tourists and the local community. The current work was a combination of bibliographical, documentary and field research, with the in loco participation of the researcher in all 13 facilities destined for the 71st Countryside Open Games. Regarding the investigation method, the case study was applied. The field research was comprised of two phases: two carried out during school holidays (January and July/2011) and another during the school term (May and June/2011), as a way of analyzing the different uses of the investigated facilities by tourists and the local community. Despite the fact that the users have made several suggestions to improve the physical structure of these facilities, such as cleaning and maintenance, we verified that the city has good equipment, in good conditions, but is not used to its full potential. During vacation time, the frequency is lower and it doesn’t offer opportunities for the tourists to engage in activities. Other entertainment options were mentioned, besides those of the facilities, as well as improvements concerning staff, pointing out the need for more physical education teachers and security guards.