Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA (1995-1998): A AÇÃO GOVERNAMENTAL E A REPERCUSSÃO NA FOLHA DE SÃO PAULO

Orientador

CLEITON DE OLIVEIRA

Autor

MANOEL VALMIR FERNANDES

Palavra chave

Política Educacional; Educação Brasileira; Folha de S.Paulo.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

6399

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a propagação regular de temas da política educacional brasileira de 1995 a 1998, feita pela imprensa, a partir das publicações da Folha de S.Paulo do mesmo período. Por meio da análise de leis e documentos oficiais, da revisão bibliográfica e do levantamento em matérias de jornal, que permitam comparar as medidas governamentais e as publicações jornalísticas em vista de suas possíveis correlações, procura-se indicar as temáticas que prevaleceram, as que tiveram maior repercussão, as que provocaram debates ou não, e os possíveis “silêncios” sobre determinados assuntos. Considerando que a educação se tornou uma das questões sociais mais focalizadas pelos jornais brasileiros e, estes, enquanto “corpus documental” de inúmeras dimensões, que possibilitam uma análise rica a respeito dos discursos educacionais, revelando sua ressonância no contexto social, o pressuposto da pesquisa se concentra em afirmar que o citado mandato correspondeu ao período em que foram explicitados os rumos da política educacional do referido governo, quando foram criados programas e projetos que condicionaram o debate educacional e por isso, repercutiram na imprensa brasileira. Ao analisar as principais medidas educacionais do governo, entre 1995 a 1998, e fazer o cruzamento com os dados levantados a partir das publicações da Folha de S.Paulo daquele período, conclui-se que a política educacional do referido governo teve repercussão e se tornou assunto de propagação regular pela imprensa, o que pode contribuir tanto para o debate, trazendo à tona conceitos e limites da política educacional desenvolvida naquele momento, como auxiliar nas pesquisas sobre o tema.

Abstract

This work aims to analyze the spread of Brazilian educational policy issues from 1995 to 1998, the first presidential mandate of Fernando Henrique Cardoso made by the press, from publications of the newspaper Folha de São Paulo in the same period. Through analysis of laws and official documents, references review and survey of newspaper articles, which allow comparisons of government decisions and journalistic publications in view of their possible correlations, it is indicated the themes that prevailed, those which had greater impact, those which provoked debates or not, and the possible “silence” on certain issues. Considering that education has become the focus of social issues by Brazilian newspapers, and these newspapers, as “documentary corpus” of several dimensions, which allow a rich analysis about educational discourses, revealing its resonance in the social context, the hypothesis of the research focuses on affirming that the mentioned mandate covered the period in which the course of the educational policy of that government was explained, when programs and projects were created and caused an educational debate that reflected on the Brazilian press. By analyzing the main educational decisions of that period and crossing the data collected from publications in the newspaper Folha de São Paulo at the same time, the hypothesis was confirmed and it can be concluded that the educational policy of that government has had repercussions and become spread subject in the press, which can contribute both to the debate, bringing up concepts and limits of educational policy developed at that time and an aid for the research about the subject.