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Título
A formação do profissional em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda: uma reflexão à luz da Teoria Crítica da Sociedade
Orientador
Bruno Pucci
Autor
CHRISTINE BARBOSA BETTY
Palavra chave
publicidade e propaganda, formação, teoria crítica da sociedade, ambiguidade...
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2011
Nº Downloads
1732
Resumo
O presente trabalho busca refletir sobre a formação do profissional de publicidade e propaganda. Para realização deste estudo de natureza teórica foi empregado o método da Dialética Negativa de Theodor W. Adorno, com fundamentação na Teoria Crítica da Sociedade. A proposta teve como problemática de pesquisa a reflexão sobre a formação do publicitário crítico na sociedade em que vivemos. E nosso objetivo foi deslindar no que consiste a formação do publicitário crítico nesta sociedade. Para responder à questão central do estudo, definimos os seguintes objetivos específicos: revisar nossa concepção de educação como processo de formação; elucidar as concepções de publicidade e propaganda na sociedade contemporânea e caracterizar a publicidade e a propaganda numa perspectiva emancipatória, evidenciando elementos para subsidiar a normatização de cursos de formação de profissionais da área.
O estudo nos revelou que a formação do cidadão crítico, incluso o publicitário, na sociedade contemporânea, é, segundo Adorno, caracterizada por uma tensão entre duas dimensões: formação e adaptação. Simultaneamente a publicidade e a propaganda são, na atualidade, constituídas pela tensão: informação e persuasão. Neste sentido, orienta-se que a formação do publicitário crítico seja pensada em direção ao equilíbrio de suas tensões.
Abstract
This research aims to reflect on the training of professionals in advertising and publicity. For this theoretical nature study we used the method in Negative Dialectics by Theodor W. Adorno, based on Critical Theory of Society. The proposal was to study the problem of reflection on the training of critical advertising professionals in the society in which we live. And our goal was to discover what is the training of the critical advertising professionals in this society. To answer the central question of this study, we define the following specific objectives: review our conception of education and training process, clarify the concepts of advertising and publicity in contemporary society and characterize publicity and advertising in an emancipatory perspective, highlighting elements to support the standardization of training courses for professionals in this field.
This study revealed that the training of the citizen critic, the advertising professional included, in contemporary society, is, according to Adorno, characterized by a tension between two dimensions: training and adaptation. In the present time, both publicity and advertising are constituted by the tension: information and persuasion. In this sense, we recognize that the training of the critical advertising professionals should be thought toward the balance of those tensions.