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Título

MARKETING COMO APOIO À EXPANSÃO MISSIONÁRIA DO PROTESTANTISMO HISTÓRICO

Orientador

Antonio Carlos Giuliani

Autor

FABIANO PEREIRA

Palavra chave

composto de marketing, marketing religioso, estratégias de marketing

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/01/2011

Nº Downloads

2427

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi indentificar quais ferramentas do composto de markting são adotadas pelas igrejas protestantes históricas que tem crescido, contrariando a tendência do segmento, contribuindo para a desmistificação do marketing como algo danoso e estranho no segmento religioso. Para isso utilizou-se pesquisa exploratória qualitativa, com o objetivo de conhecer qual a percepção dos gestores das congregações protestantes históricas estudadas a respeito do emprego das ferramentas de marketing no segmento religioso, seu impacto no movimento de membros entre as diversas igrejas, e como as empregam. Foram realizadas entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, junto a quatro pastores de quatro movimentos religiosos da Cidade de Piracicaba, todos ligados a igrejas protestantes históricas e que apresentaram registros de crescimento nos últimos anos. Como resultado, verifica-se a eficácia do emprego de ferramentas de marketing nos âmbitos da promoção e da praça, e seus reflexos no crescimento numérico das congregações estudadas, sem prejuízo dos valores morais e éticos apregoados pelos pastores entrevistados.

Abstract

The main purpose of this research was to identify which marketing mix tools are adopted by the Mainline Protestant Churches that have grown, bucking the trend of the segment. This study also contributes, therefore, to the demystification of marketing as something harmful and strange in the religious sector. In order to reach these goals, an exploratory qualitative research was employed in a attempt to find out the mainline protestant congregation managers´ perception about the usage of marketing tools in the religious sector, its impact on the movement of members among the various churches, and how they employ them as well. Interviews conducted in-depth with a semistructured script were done with four ministers of four religious movements of Piracicaba city. All these moviments were linked to a Mainline Protestant churches which showed growth evidences recently. As the result, it was noticed the employment effectiveness of marketing tools both in the promotion area as in the place, and its reflections in the numerical growth of the congregations that were studied without any prejudice to the moral or ethical values touted by the pastors interviewed.