Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE MORADORES DO BAIRRO IBITIRUNA DE PIRACICABA/SP: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Orientador

Maria Guiomar Carneiro Tomazello

Autor

VANESSA MINUZZI BIDINOTO

Palavra chave

Educação Ambiental; História oral, Memória; Meio Rural.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

11/11/2011

Nº Downloads

2717

Resumo

A partir da história oral de vida de velhos moradores de um bairro da zona rural de Piracicaba/SP, o objetivo geral do trabalho é identificar nas lembranças, memórias temáticas e aspectos de vida relevantes para uma educação ambiental mais consciente, levando em conta a problemática do bairro, formando alunos mais críticos. Como metodologia foi utilizada a história oral de vida de sete velhos moradores de um bairro da zona rural do município de Piracicaba/SP. Primeiramente foram realizadas as entrevistas, seguidas de três etapas: transcrição literal das falas, a seguir passou-se pelo processo de textualização e como última etapa, a realização da transcriação, processo no qual foram construídos textos em primeira pessoa. Os textos, depois de transcriados, foram levados à validação pelos entrevistados, pois é a validação que confere legitimidade ao documento de história oral. A partir das narrativas, foram feitos recortes sobre recordações e reflexões sobre a escola, sobre o papel da escola, sobre o bairro, sobre a vida no bairro em termos de qualidade de vida. A memória dos velhos se mostrou uma importante fonte de investigação das transformações ambientais e sociais ocorridas nas últimas décadas na região. As questões levantadas, oriundas das análises das histórias orais de vida, podem subsidiar propostas de ações, atividades e projetos de Educação Ambiental a serem desenvolvidas nas escolas rurais e urbanas, e também em outros espaços do município de Piracicaba/SP.

Abstract

From the oral history of life of elderly residents of a rural district of Piracicaba / SP, the overall objective of the study is to identify in the memories, memories of life issues and aspects that are relevant to a more conscious environmental education, taking into account the problems of the neighborhood, making students more critical. The methodology used was the oral history of life of seven residents of an old neighborhood of the rural municipality of Piracicaba / SP. First, the interviews were conducted, followed by three steps: verbatim transcript of the speech, then it moved through the process of textualization and as a last step, the realization of transcreation, a process in which texts were constructed in first person. The texts, after transcreated, were taken for validation by the respondents, because it is the validation that gives legitimacy to the oral history document. From the narratives, clippings were made on memories and reflections about school, about the role of the school, about the neighborhood, about life in the neighborhood in terms of quality of life. The memory of the elderly proved an important source of research on environmental and social changes that have occurred in recent decades in the region. The issues raised, arised from the analysis of the oral histories of life, can support the proposed actions, activities and environmental education projects to be developed in urban and rural schools, and also in other areas of the city of Piracicaba / SP.