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Título

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA D’OESTE

Orientador

Marcelo de Castro Cesar

Autor

ANDRESSA MELLA

Palavra chave

escolares; atividade física; avaliação; Educação Física

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

8854

Resumo

Atualmente a obesidade infantil tem se tornado um problema de saúde pública. A prática de exercícios físicos na escola está presente nas aulas de Educação Física, no entanto esta não tem como objetivo a melhora de aspectos fisiológicos, porém muitas vezes este é o único espaço que os adolescentes praticam algum tipo de exercício. O presente estudo teve como objetivo comparar os dados antropométricos, o nível de atividade física, a classe socioeconômica e os hábitos alimentares em escolares da rede de ensino público e particular do município de Santa Bárbara d’Oeste, de acordo com o gênero e com o nível socioeconômico. Foram avaliados 167 escolares de 11 a 14 anos de ambos os gêneros, e estes foram submetidos à aferição de peso e estatura, circunferência da cintura, abdômen e quadril e dobras cutâneas tricipital e panturrilha medial. Além disso, os voluntários responderam a dois questionários, sendo um de nível socioeconômico e outro para avaliar o nível de atividade física, e preencheram um registro de 24 horas para se verificar os hábitos alimentares. A amostra dos meninos contou com 64 voluntários com média de idade de 12,8 + 1,34 anos, com massa corporal de 54,70 + 16,33 Kg e 1,58 + 0,12 m de estatura e a amostra das meninas contou com 103 voluntárias com idade média de 12,5 + 1,35 anos, massa corporal de 47,25 + 10,20 Kg e estatura com média de 1,54 + 0,08 m. Na análise antropométrica dos meninos, quando separados por escola, houve diferença apenas nas medidas da circunferência da cintura, do abdômen e do quadril, na relação cintura-quadril e nas dobras cutâneas tricipital e panturrilha medial e no valor do percentual de gordura. A classificação do índice de massa corporal e do nível socioeconômico também foi diferente e em relação a análise nutricional a única variável que se mostrou diferente foi a proteína de alto valor biológico. Na análise das meninas, quando separadas por escola, foi possível observar diferença apenas na classificação socioeconômica e na ingestão de proteína de alto valor biológico. Quando separados por nível socioeconômico, não houve diferença significativa em nenhuma das variáveis analisadas, tanto para os meninos quanto para as meninas. Em relação ao nível de atividade física não foram encontradas diferenças para ambos os gêneros e para todas as classes sociais. Deste modo, os resultados obtidos nas escolas do município de Santa Bárbara d’Oeste indicam que o excesso de peso pode acometer crianças e adolescentes independentemente da classe social e do tipo de escola frequentada.

Abstract

Currently, childhood obesity has become a public health problem. The physical exercise at school is present in physical education classes, however this does not aim at the improvement of physiological, but often this is the only space that adolescents engage in some kind of exercise. This study aimed to compare demographics, level of physical activity, socioeconomic status and eating habits in students from public schools and particularly in Santa Barbara d'Oeste, according to the genre and the socioeconomic status. We assessed 167 schoolchildren aged 11 to 14 years for both genders, and they underwent measurement of weight and height, waist, abdomen and hips and triceps and medial calf. In addition, patients answered two questionnaires, one of socioeconomic status and to evaluate the level of physical activity, and filled a record 24 hours to verify their eating habits. The sample of boys had 64 volunteers with a mean age of 12.8 + 1.34 years, with body mass of 54.70 + 16.33 + 0.12 kg and 1.58 m height and the sample of the girls told with 103 volunteers with a mean age of 12.5 + 1.35 years, body mass of 47.25 + 10.20 kg and height averaging 1.54 + 0.08 m. In anthropometric analysis of the boys, when separated by school, the only difference was in measurements of waist, abdomen and hip, waist-hip ratio and the triceps and calf and in the amount of body fat percentage. The classification of body mass index and socioeconomic status was also different and in relation to nutritional analysis the only variable that was different was the protein of high biological value. In the analysis of the girls, when separated by school, difference was found only in the socioeconomic classification and intake of protein of high biological value. When broken down by socioeconomic status, no significant difference in any of the variables for both boys and girls. Regarding the level of physical activity no differences were found for both genders and all social classes. Thus, the results obtained in the schools of Santa Barbara d'Oeste indicate that excess weight can affect children and adolescents regardless of social class and type of school attended.