Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE AUTOPEÇAS

Orientador

ROSANGELA MARIA VANALLE

Autor

Waldir Rechziegel

Palavra chave

qualidade de vida no trabalho, recursos humanos, satisfação no trabalho,...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

20/12/2000

Nº Downloads

1858

Resumo

Este trabalho analisa a qualidade de vida no trabalho e as políticas de recursos humanos em uma empresa do setor de autopeças da região de Campinas-SP. O principal objetivo do estudo é examinar a satisfação dos funcionários com a qualidade de vida no trabalho e as principais políticas de recursos humanos adotadas por uma empresa de autopeças para enfrentar a intensificação da competitividade que se instalou durante esta década. A satisfação é um processo de ordem psicossocial essencial para a cultura e clima das empresas. A metodologia utilizada é o estudo de caso de caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados realizou-se uma pesquisa de campo através de questionários e os dados são analisados pela análise descritiva e pela análise de correspondência múltipla. Os resultados obtidos sobre as políticas de recursos humanos da empresa, revelam que as mesmas se assemelham com o modelo de gestão estratégica de recursos humanos. O estudo leva à conclusão de que há elevada satisfação dos funcionários com a qualidade de vida no trabalho e que isto é resultado do conjunto de políticas e práticas de recursos humanos adotadas pela empresa, as quais exercem uma influência positiva na competitividade da empresa.

Abstract

This work analyzes the quality of working life and the human resources policies in an autoparts company in the region of Campinas-SP. The main objective of the study is to assess the satisfaction of the employees with the quality of working life and the main human resources policies adopted by an autoparts company, to face the competitiveness intensification settled during this decade. The satisfaction is a psychosocial process that is essential for the culture and climate of the companies. The methodology used is the case study of exploratory and descriptive character. For the data collection a field research was done through questionnaires and the data were analyzed by descriptive and multiple correspondences analysis. The results obtained reveal that the company human resources policies are similar to the model of strategic human resources management. The study shows that there is a high satisfaction level among the employees with the quality of working life. It also shows that this satisfaction is the result of the combination of human resources policies and practices adopted by the company, which ends up exerting a positive influence in the company competitiveness.