Visualização do documento
Título
ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO ENTRE A ESTRATÉGIA COMPETITIVA, A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A ESTRATÉGIA DE MANUFATURA DE UMA EMPRESA DE MÁQUINAS-FERRAMENTA
Orientador
José Antonio Arantes Salles
Autor
Sandro Luiz de Carvalho Neves
Palavra chave
Estratégia Competit iva, Estratégia de Manufatura e Estratégia de Marketing.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
30/09/1999
Nº Downloads
1977
Resumo
Este trabalho tem como finalidade principal identificar, através de
análise própria de um estudo de caso, a congruência entre a Estratégia
Competitiva, a Estratégia de Marketing e a Estratégia de Manufatura de
uma empresa de máquinas-ferramenta. Para a realização desta análise,
foi uti l i zado um conjunto de contribuições bibliográficas recentes sobre o assunto; bem como um levantamento da situação do setor de
máquinas-ferramenta no Brasil , de 1984 a 1997; mesmo período que é
uti l i zado para a análise das estratégias da empresa. O estudo sobre a
evolução do setor, teve como objetivo contextualizar o posicionamento
estratégico da empresa numa perspectiva mais ampla, procurando-se
entender assim o ambiente competitivo da indústria em que a empresa
opera. A definição do período para o estudo foi resultado da
disponibilidade de dados secundários do setor, obtidos através de
publicações da ABIMAQ e de visitas ao seu departamento de máquinasferramenta. O levantamento das informações sobre a empresa se deu inicialmente mediante a experiência própria de trabalho na mesma, uma análise vivencial portanto; e posteriormente, através de visitas à planta e de entrevistas com as pessoas responsáveis pelas áreas envolvidas.
Para aprofundar a análise da interação entre as estratégias, as
informações prestadas pelos diretores foram contrapostas com os
principais planos de ação adotados pela empresa durante o período em
questão.
Abstract
This work has as main purpose to identify, through proper analysis of a
case study, the congruence among Competitive, Marketing and
Manufacturing Strategies of a machine-tool company. For the
accompl ishment of this analysis, a group of recent bibliographical
contributions about the subject was used, as wel l as a study about the
situation of the machine-tool sector in Brazil , from 1984 to 1997; same
period which is used for the analysis of the strategies of the company.
The study about the evolution of the sector had as an objective
contextualize the strategic positioning of the company in a wider
perspective, trying, this way, to understand the competitive
environment in which the company operates. The defini tion of the period
for the study was a result of secondary data availabi l i ty of the sector, obtained through publications by ABIMAQ and visits to i ts department of machine-tool. The information gathering about the company was ini tial ly performed through the own work experience in it, an living analysis, therefore; and, later, through visits to the plant and interviews with the responsible people for the involved areas. To deepen the analysis of the interaction among strategies, the information rendered by the directors were contraposed with the principal improvement programs adopted by the company during the period in subject.