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Título
AVALIAÇÃO DOS CUSTOS DE FALHAS EXTERNAS(REPAROS EM GARANTIA)”
Orientador
Paulo Augusto Cauchick Miguel
Autor
Silmar Pontel
Palavra chave
AVALIACAO DOS CUSTOS
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/03/2000
Nº Downloads
14954
Resumo
Apesar do assunto sobre custos da qualidade não ser recente, esse tema ainda não é muito difundido no Brasil. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre os custos da qualidade, iniciando com um histórico do desenvolvimento dos custos da qualidade, seguido das definições e exemplos de suas categorias, que tradicionalmente
se dividem em custos de avaliação, prevenção e falhas (internas e externas). Também é apresentada uma metodologia para levantamento dos custos da qualidade, onde são descritos os estágios de coleta e análise de custos da qualidade, na categoria de falhas externas. A aplicação da metodologia é feita através de um estudo de caso voltado para
os custos com reparos em garantia numa empresa do setor metalúrgico na região de Campinas. Conclui-se que a análise dos custos de falhas externas é uma ferramenta gerencial necessária tendo em vista os gastos decorrentes, no caso apresentado, de reparos em garantia. Desse modo, acredita-se que as empresas que almejam aprimorar sua competitividade no mercado globalizado atual devam coletar e analisar tais custos.
Abstract
Although the subject of Quality Costs is not recent, it is not widespread in Brazil. This work presents a literature survey beginning with a historical description of quality costs, followed by definition and example of its categories which divide them into appraisal, prevention, and failures (internal and external). It is also presented a
methodology to collect quality costs by describing the stages of collection and analysis of costs of external failures. The application of the methodology is performed through a case study on costs of warranty in a company within the mechanical sector in the region
of Campinas. It is concluded that the analysis of costs of external failures is a necessary management tool faced with the expenditures of warranty in the presented case study. In this sense, it is believed that companies which aim to improve competitiveness in the current global market should collect and analise such costs.