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Título

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS DE FALHAS EXTERNAS(REPAROS EM GARANTIA)”

Orientador

Paulo Augusto Cauchick Miguel

Autor

Silmar Pontel

Palavra chave

AVALIACAO DOS CUSTOS

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/03/2000

Nº Downloads

14954

Resumo

Apesar do assunto sobre custos da qualidade não ser recente, esse tema ainda não é muito difundido no Brasil. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre os custos da qualidade, iniciando com um histórico do desenvolvimento dos custos da qualidade, seguido das definições e exemplos de suas categorias, que tradicionalmente se dividem em custos de avaliação, prevenção e falhas (internas e externas). Também é apresentada uma metodologia para levantamento dos custos da qualidade, onde são descritos os estágios de coleta e análise de custos da qualidade, na categoria de falhas externas. A aplicação da metodologia é feita através de um estudo de caso voltado para os custos com reparos em garantia numa empresa do setor metalúrgico na região de Campinas. Conclui-se que a análise dos custos de falhas externas é uma ferramenta gerencial necessária tendo em vista os gastos decorrentes, no caso apresentado, de reparos em garantia. Desse modo, acredita-se que as empresas que almejam aprimorar sua competitividade no mercado globalizado atual devam coletar e analisar tais custos.

Abstract

Although the subject of Quality Costs is not recent, it is not widespread in Brazil. This work presents a literature survey beginning with a historical description of quality costs, followed by definition and example of its categories which divide them into appraisal, prevention, and failures (internal and external). It is also presented a methodology to collect quality costs by describing the stages of collection and analysis of costs of external failures. The application of the methodology is performed through a case study on costs of warranty in a company within the mechanical sector in the region of Campinas. It is concluded that the analysis of costs of external failures is a necessary management tool faced with the expenditures of warranty in the presented case study. In this sense, it is believed that companies which aim to improve competitiveness in the current global market should collect and analise such costs.