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Título

LAZER, JUVENTUDE E AS PROPAGANDAS DE CERVEJA: POSSIBILIDADES DE CONSUMO E PRAZER

Orientador

LIANA ABRÃO ROMERA

Autor

MAYARA ARINA BERTOLO

Palavra chave

Lazer, Mídia e Álcool.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

1307

Resumo

Atualmente são inúmeros os motivos que contribuem para o consumo de bebidas alcoólicas, e para a compreensão do fenômeno devem ser considerados alguns fatores de ordem social e econômica, assim como as influências exercidas pelas relações de amizades e pela mídia. Ainda que o problema do uso abusivo de álcool tenha origem multifatorial serão destacadas no presente estudo as propagandas de cerveja apresentadas pela mídia televisiva que estabelecem relação entre o consumo e a vivência de momentos de lazer, descanso, descontração e entretenimento dos diversos grupos da população. A pesquisa apresenta abordagem sociológica e desenvolve estudo qualitativo do tema a partir da análise das peças publicitárias selecionadas. O estudo tem por objetivo analisar as mensagens e as relações entre o consumo e situações agradáveis, que de modo geral, representam a vivência do lazer em sociedade, presentes nos comerciais de cerveja. Foram coletados, de modo intencional, em sites da internet, 39 comerciais de cerveja apresentados na televisão no período de um ano, de março de 2009 a março de 2010. O material foi analisado e dividido em quatro conjuntos de informações conforme a mensagem principal relacionada ao consumo. O primeiro conjunto é referente a duas categorias, a 1ª Encontros sociais e a 2ª Presença de celebridades. No segundo conjunto, analisa a presença das frases sobre consumo moderado e consciente, o terceiro é com relação aos comerciais que apresentam apoio e patrocínio à seleção brasileira de futebol e por fim o quarto e último conjunto de dados, aborda o público alvo das propagandas. Dentre os 39 comerciais 61,5% relaciona-se ao consumo de cerveja com encontros sociais e 38,5% das propagandas utilizam imagens de celebridades como protagonistas. Em 89,7% das propagandas há a menção de frases do consumo consciente de forma legível. Conclui-se que os comerciais recorrem ao imaginário por meio de cenas de lazer de jovens compreendidos por momentos agradáveis e divertidos, repletos de satisfações e conquistas representando forte argumento de persuasão ao consumo. Fica estabelecida uma influente relação direta entre vivência do lazer e consumo de cerveja, especialmente voltados à parcela jovem da população, principal alvo das campanhas publicitárias analisadas.

Abstract

Currently are numerous reasons that contribute to the consumption of liquor, and for the understanding of the phenomenon should be considered some factors of social, and economic as well as the influences exerted by the relations of friendship and the media. Although the problem of abuse of alcohol has a multifactorial origin will be highlighted in the present study, the beer commercials presented by television media that estabilish the relationship between consumption and the experience of leisure rest, relaxation and fun of various groups of the population. Sociological approach to research presents and develops qualitative study of the subject from the analysis of the advertisements selected. The study aims to analyse the messages and the relations between consumption and pleasant situations wich generally represent the experiences of leisure in society, presented in beer commercials. Were collected, intentionally on web sites, 39 beer commercials shown on TV in the period of one year, from march, 2009 to march, 2010. the material was analysed and divided into four sets of information as the key message related to consumption. The first set has two categories, the first two meetings and social presence of celebrities, in the second set examines the presence of phrases about moderate consumption and conscious, and the third with relationship presenting business supporting and sponsoring the Brazilian National soccer team and finally the fourth and final dada set covers the target audience of the advertisements. Among the 39 commercial 61,5% relates to the consumption of beer with social gatherings and 38,5% of the advertisement using the image of celebrities like actors. It is conclud. In 89,7% of the advertisements there is mention of sentences of conscientious consumption so readable. It is conclude that the resort to commercial imagery though scenes of leisure understand by young people enjoyable and fun filled moments of satisfactions and achievements represent a strong argument to use consumer persuasion. It estabilish a strong direct relationship between experiences of leisure and consumption of beer, especially aimed at young partnership of the population, the main targets of advertising campaigns analyzed.