Visualização do documento
Título
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS POR MEIO DA METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO AGA-SCM EM UMA EMPRESA DO SETOR TÊXTIL
Orientador
ALEXANDRE TADEU SIMON
Autor
VÍTOR HUGO DIAS DA SILVA
Palavra chave
Gestão da Cadeia de Suprimentos, Processos de Negócios, Setor Têxtil...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
27/02/2012
Nº Downloads
1410
Resumo
Devido aos benefícios advindos de sua boa implementação, cada vez mais a Gestão da Cadeia de Suprimentos vem ganhando destaque no cenário acadêmico, por ser um tema contemporâneo, e no cenário empresarial, onde as empresas estão buscando vantagens competitivas com a aplicação deste conceito. O presente trabalho aborda um processo de avaliação da Gestão da Cadeia de Suprimentos de uma empresa nacional de grande porte, fabricante de embalagens, por meio da ferramenta de diagnóstico AGA-SCM. Com esta avaliação, a proposta é identificar e sugerir para a empresa as ações para melhorar o seu grau de aderência proposto pela ferramenta. Foi realizada revisão bibliográfica para aprofundamento teórico e um estudo de caso de natureza aplicada, abordagem quantitativa e objetivos exploratórios. Como resultado da pesquisa, verificou-se que a empresa peca por não adotar várias iniciativas e práticas propostas pela SCM, porém mostrou-se interessada em desenvolver tais ações em busca de uma gestão mais efetiva.
Abstract
Due to the benefits arising from Supply Chain Management implementation, it has gained attention in academic and business scenario, since companies are seeking for competitive advantages. This paper focuses on the evaluation of the Supply Chain Management in a large national company, through the diagnostic tool AGA-SCM. With this assessment, the proposal is to identify and suggest actions for the company to improve its level of adherence to the SCM concept. The literature was reviewed for theoretical study and the research method used was a case study of applied nature, exploratory goals and quantitative approach. As a result it was identified that company does not adopt many of initiatives and practices proposed by SCM, but it is interested in developing actions to obtain a more affective management.