Visualização do documento
Título
TERCEIRIZAÇÃO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM OPERADOR LOGÍSTICO
Orientador
ALEXANDRE TADEU SIMON
Autor
DANIEL MORELLI
Palavra chave
Logística, Sistemas de Distribuição Física, Terceirização.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
29/02/2012
Nº Downloads
7244
Resumo
A concorrência imposta pelo mercado tem direcionado as empresas a buscarem vantagem competitiva por meio da diferenciação, principalmente no que se refere à melhoria do nível de serviços. A redução do ciclo de vida dos produtos, o aumento do seu grau de diversificação e o aumento do nível de exigência dos clientes faz com que entregar o produto na quantidade solicitada, na condição especificada, no local e momento estabelecidos, a um custo adequado, seja um dos maiores desafios para os negócios atualmente. Assim, as empresas têm buscado aprimorar seus sistemas de entrega com o intuito de torná-los mais eficientes e eficazes. Entretanto, ainda existem muitos gaps entre a compra e a entrega dos bens e serviços o que impõe desafios cada vez maiores e exige constante reposicionamento nas áreas de distribuição e entrega dos produtos. A limitação dos recursos e a necessidade de concentrarem-se em suas competências centrais têm conduzido as empresas a repensarem suas estratégias. Uma das alternativas é a terceirização das atividades logísticas relacionadas à distribuição física por meio da contratação de serviços especializados executados por operadores logísticos. Este trabalho tem como objetivos identificar os principais tipos de serviços prestados por um operador logístico que permitem otimizar os sistemas de distribuição física dos clientes e identificar as vantagens e benefícios decorrentes da terceirização. A abordagem metodológica baseia-se em uma revisão bibliográfica e em um estudo de caso exploratório.
Abstract
The competition imposed by market has driven companies to seek competitive advantage through differentiation, especially as regards the improvement of services. The reduction of the life cycle of products, the increase of its diversity and customer needs make deliver products in the requested amount, in the specified condition, at the place and time set and at an appropriate cost, a major challenge for business today. Thus, companies seek to improve their delivery systems in order to make them more efficient and effective. However, there are still many gaps between the purchase and delivery of goods and services which poses increasing challenges and require companies constant repositioning in the areas of distribution and delivery. The limited resources and the need to concentrate on their core competencies have led companies to rethink their strategies. One alternative is to outsource logistics activities related to physical distribution through the hiring of specialized logistics operators. This work aims to identify the main types of services provided by a logistics operator in order to optimize customer distribution systems and identify advantages and benefits of outsourcing. Methodological approach is based on literature review and on an exploratory case study.