Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROPOSTA DE UM MODELO PARA A ROTEIRIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: integrando algoritmo genético ao sistema de informação geográfico usando os recursos da web

Orientador

Orlando Roque da Silva

Autor

JOEL ALVES BATISTA

Palavra chave

Gerenciamento de Resíduo Sólido. Otimização de Transporte. Algoritmo Genético...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

16/02/2012

Nº Downloads

850

Resumo

O crescimento da população mundial, o modo de produção adotado pela sociedade, a globalização do consumo têm como consequência o crescimento desordenado das cidades e a geração de grandes quantidades de resíduos que causam problemas de ordem ambiental, social e econômica. O impacto ambiental causado pelos resíduos das atividades humanas tem exigido especial atenção quer seja ambiental ou social, especialmente nos grandes centros urbanos. No que se refere à dimensão social a atividade com os resíduos sólidos pode promover a melhoria das condições de vida, por meio da geração de emprego e renda, de trabalho formal e informal para as populações menos favorecidas. Destacam-se ainda os benefícios associados ao processo produtivo da atividade por meio da recuperação de energia. O principal motivador deste trabalho é contribuir para a solução dos problemas advindos da grande geração de resíduos sólidos, propondo um modelo de roteirização para otimizar a coleta e o transporte destes resíduos, com vista a minimizar as rotas do transportes e os custos financeiros gerados por esta atividade. A solução proposta é formulada por meio do modelo de transporte de Bodin et al (1993) e da Metaheurística Algoritmo Genético, integrado ao Sistema de Informação Geográfico, usando os recursos da web, com o propósito de encontrar uma rota ótima a ser executada pelo veículo coletor dos resíduos sólidos. Para isso, o modelo utiliza um grafo misto orientado G= (V, A) com roteamento sobre arco permitindo, assim, o cálculo de uma rota ótima construída por meio do Problema do Carteiro Chinês (PCC).

Abstract

The world population growth, the mode of production adopted by society, the globalization of consumption have resulted in overcrowded cities and the generation of large quantities of waste causing problems of environmental, social and economic. The environmental impact caused by impact waste from human activities has required special attention or whether environmental or social, especially in large urban centers. Regarding the social dimension promoting the improviment of living conditions, by generating employment and income, formal and informal work for underprivileged populations. We also highlight the benefits associated with the production process through the energy recover. The main motivation of this work is to contribute solving this problem by proposing a routing model to optimize the collection and transportation of solid waste to minimize the routes of transport and financial costs. The proposed solution is formulated by the transport model Bodin et al (1993) and the metaheuristic Genetic Algoritm. Integrated with Geographic Information System by using resources through the web, with the purpose of finding an optimal path to be executed the solid waste collecting vehicle. For this, the model uses a mixed graph-oriented G= (V, A) with arc routing on, thus allowing calculating an optimal route built by the Chinese Postman Problem (CCP).