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Título

ADAPTAÇÕES DO MODELO DE REFERÊNCIA DO TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE PARA EMPRESAS BRASILEIRAS

Orientador

Carlos Roberto Camello Lima

Autor

JOSÉ RICARDO SCARELI CARRIJO

Palavra chave

TPM;Total Productive Maintenance; Qualidade e Produtividade.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

09/12/2008

Nº Downloads

3299

Resumo

Considerando a importância do aumento da competitividade por parte das empresas brasileiras, para poder competir um mercado cada vez mais globalizado, torna-se necessário melhor entender as técnicas de gestão emergentes e as ferramentas que possibilitam maximizar a utilização dos recursos à disposição das organizações. Este trabalho procurou focalizar o conceito de TPM – Total Producitve Maintenance originário do Japão e sua aplicação e implementação em empresas brasileiras. Para tal propósito, foram analisadas as suas origens, o seu processo de disseminação e implementação – com base nos critérios do modelo de premiação do TPM Awards, criado pelo Japan Institute of Plant Maintenance – os meios de absorção de conhecimentos sobre o tema e formas de adaptação pelas empresas, como uma ferramenta de competitividade. A estrutura conceitual foi construída com base em uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema e a investigação foi realizada por meio de visitas de campo e com a realização de entrevistas semi-estruturadas com executivos, engenheiros, operadores e ajudantes de produção em empresas brasileiras comprovadamente adotantes da metodologia. Como metodologia de pesquisa adotou-se um estudo de casos múltiplos, realizado junto a quatro empresas brasileiras de diferentes setores, escolhidas por conveniência. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, aplicados junto a funcionários dos níveis estratégico, tático e operacional das organizações, foram observadas as percepções dos diversos atores organizacionais sobre as formas de adoção da metodologia, as aplicações práticas dos conceitos dos pilares de TPM, seu processo de disseminação ao longo do tempo de implementação, as adaptações realizadas pelas empresas e os efeitos e impactos percebidos no ambiente organizacional. A principal contribuição do trabalho visou possibilitar um diagnóstico sobre como as empresas brasileiras, por meio do processo de antropofagia organizacional, estão adaptando os princípios e conceitos no processo de implementação por etapas do TPM, em comparação ao modelo de premiação e reconhecimento do JIPM e entender quais as principais mudanças e os efeitos produzidos no ambiente das empresas nas diferentes perspectivas de seus atores organizacionais. Verificou-se que: a adoção dos princípios e conceitos do TPM tem sido implementada a partir da decisão da alta administração das organizações, com base em experiências no exterior; estão sendo adaptados à realidade organizacional de cada empresa com base em conhecimentos absorvidos de consultorias especializadas e pela troca de experiências entre organizações praticantes; o processo de implementação das doze etapas do modelo teórico do JIPM, embora seja muito fragmentado e se desenvolva de acordo com o ritmo de treinamentos pontuais recebidos, envolve a participação de toda a estrutura hierárquica; de acordo com a percepção dos diversos atores organizacionais, provoca mudanças no ambiente organizacional e eleva a produtividade das organizações.

Abstract

Considering the importance of the increase in competitiveness in Brazilian companies who aim to compete in an increasingly globalized market , it is necessary to better understand the emerging management techniques and tools that enable the maximization of the use of resources available to the organizations. This work focuses on the concept of TPM – Total Productive Maintenance, originated in Japan, and its application and implementation in Brazilian companies. For this purpose, its origins were analyzed, as well as its process of dissemination and implantation – based on TPM Awards’ reward created by the Japan Institute Plant of Maintenance – and the companies’ means of knowledge absorption and adaptation as a competitiveness tool. The conceptual structure was built from a wide bibliographic review about the theme and the investigation was performed by field visits and semistructured interviews with executives, engineers, production operators and helpers in Brazilian companies involving knowledge about the subject and through dialogue with executives, engineers, operators and production helpers in Brazilian companies with proven adoption of the technique. As research methodology, multiple case study is adopted, performed in four Brazilian companies in different sectors, chosen by convenience. Through semi-structured interviews and questionnaire application applied to the workers in strategic, tactical and operational levels of the organizations, it was possible to observe different organizational actors’ perceptions on the adoption of the methodology, practical applications and TPM’s pillar concepts, its dissemination process along the implantation time, adaptations made by the companies and the effects and impacts noticed in the organizational environment. The main contribution of the work is to enable a diagnosis of how Brazilian companies are adapting the principles and concepts in the implantation of the TPM’s stages wit the use of organizational anthropophagy in comparison to JIPM’s reward model and to understand what are the main changes and effects produced in the companies’ environment in the different perceptions of their organizational actors. It was observed that: the adoption of TPM’s principles and concepts has been implemented by the decision of the companies’ high administration, based on the experiences abroad; concepts are being adapted to each companies organizational reality based on knowledge acquired from specialized consulting and by the experience exchange among practicing organizations; the implantation process of JIPM’s theoretical model twelve steps, although very fragmented and developed according to the rhythm of the punctual trainings received, involves the participation of the whole hierarchic structure; according to the various organizational actors’ perceptions, it stimulates changes in the organizational environment and elevates productivity in organizations.