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Título

MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA PROCESSO PRODUTIVO: PROPOSTA PARA UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA GRÁFICA

Orientador

ANDRÉ LUÍS HELLENO

Autor

MICHEL RODRIGO TEXEIRA

Palavra chave

vantagem competitiva, gestão do conhecimento, indústria gráfica, modelo de gestã

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

28/02/2012

Nº Downloads

824

Resumo

O objetivo, em geral, de uma organização é a criação de vantagens competitivas, diferenciando-a da concorrência para manter a parcela do mercado conquistado e também crescer. Para isso a organização define uma estratégia com objetivos a serem alcançados e, à medida que a organização tem sucesso na execução e controle desses objetivos, ela constrói uma posição de destaque no mercado competitivo. No setor gráfico, essa dinâmica não é diferente, a concorrência é acirrada e muitas vezes grandes empresas não conseguem, por intermédio da tecnologia ou do poder de negociação, criar barreiras de entrada para pequenos concorrentes. A gestão do conhecimento se apresenta nesse cenário como uma alternativa para manter e criar vantagens competitivas. Pelo conhecimento ser um recurso intangível na maioria das vezes, não é “gerenciado adequadamente” pela organização. O objetivo dessa dissertação é propor um modelo de gestão do conhecimento para o chão de fábrica do setor gráfico, no qual esse recurso passa a ser controlado, tendo como foco a criação, preservação e a disseminação dele pela organização. Para a elaboração do modelo foram feitas: pesquisa bibliográfica sobre o tema gestão do conhecimento e uma pesquisa ação na empresa gráfica editorial, na qual a coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas coletivas, pessoais e observações do ambiente de trabalho. Os resultados obtidos na aplicação do modelo durante um ano na empresa estudada indicam sua adequação para o uso da gestão do conhecimento como ferramenta competitiva.

Abstract

In general, the goal of a company is creating competitive advantages differentiating it from the competitors to maintain the share of the conquered market and also grow. For this, the organization defines a strategy with objectives to be achieved and, as it has success in the execution and control of these objectives it wins a prominent position in the competitive market. In the printing industry, this dynamic is no different, the competition is fierce and often large companies fail, through technology or bargaining power, create barriers to entry for smaller competitors. The knowledge management in this scene presents itself as an alternative to maintain and create competitive advantages. Being the knowledge an intangible resource most often is not "properly managed" by the organization. The objective of this dissertation is to propose a model of Knowledge Management to the factory floor of the printing sector, in which this resource becomes controlled, focusing on the creation, preservation and its dissemination by the organization. For the elaboration of the model were made: literature search on the topic Knowledge Management and an action research in the Gráfica Editorial company, in which the data collection was conducted through of personal and collective interviews and observations of the work environment. The results obtained in the application of the model during one year in the studied company indicate its adequacy for the use of Knowledge Management as a competitive tool.