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Título
CUSTOS DA NÃO-MANUTENÇÃO EM EMPRESA DE AUTOPEÇAS: UM ESTUDO DE CASO
Orientador
CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA
Autor
VALDIR DOS SANTOS GORZONI
Palavra chave
Custo de Manutenção, Custo da Não-Manutenção, Gestão da...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
20/09/2005
Nº Downloads
2919
Resumo
Este trabalho aborda uma problemática que nem sempre é obvia para muitas
empresas, o custo da não-manutenção. Devido ao crescimento das exigências
em termos de produtividade, disponibilidade de equipamentos, qualidade e
meio ambiente, a não avaliação dos custos globais pode levar uma empresa ao
fracasso. Nesse contexto, a função manutenção torna-se fundamental para o
cumprimento dos objetivos estratégicos empresariais. Através de um estudo de
caso, verificou-se a possibilidade do controle de custos de manutenção através
do confronto dos custos de manutenção e de não-manutenção, onde o ponto
de equilíbrio desses custos ocorre de modo natural, desde que se tenha o
correto controle dos mesmos. Nesse estudo de caso, constatou-se a
dificuldade imposta pelo sistema tradicional de custeio para o levantamento dos
custos de manutenção, assim como a influência da informática na
confiabilidade e rapidez das informações. Os cortes no orçamento de
manutenção adotados pela empresa, sem levar em conta os custos globais,
refletem o tratamento dado pelo sistema tradicional de custeio, onde há grande
dificuldade na identificação das atividades desnecessárias, que não agregam
valor. A avaliação dos custos da não-manutenção exige um modelo de custeio
que facilite a coleta e atribuição dos custos decorrentes das ineficiências da
manutenção. Com isso, torna-se possível avaliar se os objetivos estratégicos
da manutenção estão em concordância com os objetivos estratégicos da
empresa.
Abstract
This work approaches a problem that is not always obvious for several
companies, the cost of non-maintenance. Due to the growth of the demands in
productivity, readiness of equipments, quality and environment, the non
evaluation of the global costs can take a company to the failure. In that context
the maintenance function becomes fundamental for the execution of the
managerial strategic objectives. Through a case study, the possibility of the
control of maintenance costs was verified by confronting maintenance and of
non-maintenance costs, where the balance point of those costs happens in a
natural way, once observed the correct control of those costs. In the case study,
the difficulty imposed by the traditional system of costing for the rising of the
maintenance costs was verified, as well as the influence of the information
system in the reliability and information quickness. The cuts in the maintenance
budget adopted by the company, without analysing the global costs, reflect the
treatment given by the traditional costing system, where there is great difficulty
to identify the unnecessary activities that do not add value. The evaluation of
the costs of the non-maintenance demands a costing model that facilitates the
collection and attribution of the current costs of maintenance inefficiencies. In
this way, it is possible to evaluate if the strategic objectives of the maintenance
are in agreement with the strategic objectives of the company.