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Título
O MODELO DE GESTÃO COM PESSOAS: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DE VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Orientador
ELISABETE STRADIOTTO
Autor
SILVIO PAULA RIBEIRO
Palavra chave
Instituição de Ensino Superior, Gestão com Pessoas...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/01/2005
Nº Downloads
2904
Resumo
O presente estudo tem como propósito analisar em que medida o Modelo de
Gestão com Pessoas de uma instituição de ensino superior assume
características de vantagem competitiva, segundo a proposta de Lacombe e
Tonelli (2001). Na realização deste trabalho foi resgatado o conceito de
estratégia e de vantagem competitiva, através da visão de vários autores; e
procurou-se estabelecer a relação entre pessoas e competitividade na
estratégia funcional. Além disso, foi realizada uma análise da trajetória do
conceito da Área de Recursos Humanos para Gestão com Pessoas se atendo
as nuances que cada termo estabelece com a discussão da estratégia. A
metodologia utilizada foi a de estudo de caso exploratório, que permitiu mostrar
que a instituição não possui uma Gestão com Pessoas Competitiva, pois as
pessoas não identificam a Gestão com Pessoas como tal, não participam e
nem são informadas das decisões estratégicas.
Abstract
The present study has a purpose to analyze what way the administration model
with people of a higher education institution assumes competitive advantage
characteristics, according to the proposal of Lacombe and Tonelli (2001). In the
accomplishment of that work the strategy concept of advantage
competitiveness, was rescued by the several authors’ vision, and it tried to
establish the relationship between people and competitiveness in the functional
strategy. Besides, an analysis of the concept of area of human resources was
accomplished for Administration with People trusting the nuances that each
term establishes with the discussion of the strategy. The methodology used was
the one of an exploration case study, and it made possible for us to see that the
institution does not have an Administration with People, because these people
do not identify the Administration with People the way it must be, do not take
part in anything, and do not get informed about the strategic decisions.