Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

CARACTERÍSTICAS DO FORMATO DE NEGÓCIOS DE FRANQUIAS: ESTUDO DE CASOS

Orientador

NÁDIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

RUTH APARECIDA MARTINS DOS SANTOS

Palavra chave

franquia, negócios, sistema, formato

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

09/08/2005

Nº Downloads

4835

Resumo

O sistema de franquia tornou-se, ao longo do tempo, uma das importantes alternativas de se fazer negócios de varejo no Brasil. O sucesso do empreendimento depende da análise das vantagens e desvantagens do sistema como um todo e do conhecimento das características mais comuns enfatizadas nos contratos. Este trabalho visa estudar as congruências e as divergências de características contratuais do sistema de franquias, em setores específicos da economia, tais como: alimentação, cosméticos e estudo de idiomas. A pesquisa será qualitativa, realizada através de um estudo exploratório, com base em dados secundários, estudo de casos e análise documental.

Abstract

FRANCHISE SYSTEM BECOMES ONE OF THE MOST IMPORTANT ALTERNATIVES TO DO BUSINESS RETAIL AT BRAZIL. THE UNDERTAKING SUCCESS DEPEND OF ANALYZES OF THE ADVANTAGES AND DISADVANTAGES AT THE SYSTEM AS ONE KNOWLEDGE OF THE MOST USUAL CHARACTERISTICS EMPHATICS IN THE CONTRACT. THIS WORK AIM TO STUDY THE CONGRUENT AND THE DIVERGENCY THE FRANCHISE SYSTEMS CONTRACT CHARACTERISTICS ON ECONOMIC SPECIFICS SETORS: FOOD, COSMETICS AND IDIOM STUDY. THE RESEARCH WOULD BE DESIGNATE, ACCOMPLISH THROUGH AN EXPLORE STUDY, WITH SUBORDINATE DATUM, CASES STUDYING AND DOCUMENT ANALYSIS.