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Título
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR SUPERMERCADISTA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM SUPERMERCADOS DE MUNICÍPIOS DO MATO GROSSO DO SUL
Orientador
JOSÉ ANTONIO ARANTES SALLES
Autor
ROGERIO COGO
Palavra chave
Estratégias de Marketing, Varejo, Supermercados.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/01/2005
Nº Downloads
3727
Resumo
Este estudo se propõe a identificar as estratégias de marketing utilizadas pelo
setor supermercadista representado pelos principais supermercados de alguns
municípios inseridos na Região do Bolsão Sul-mato-grossense. A metodologia
aplicada envolve um estudo multicasos, com a aplicação de questionários junto
aos empresários e gerentes supermercadistas. O estudo percorreu as
abordagens do marketing e as formulações estratégicas voltadas para o varejo
em geral e o supermercado em particular, até aportar à realidade vivenciada
nos supermercados selecionados. Os resultados do trabalho de campo
serviram como indicadores das conclusões, onde se identificaram as
estratégias de marketing utilizadas pelos supermercados. Observaram-se
similaridades nas estratégias de marketing colocadas em prática pelos
supermercadistas pesquisados, evidenciando-se que as estratégias praticadas
pelos mesmos ainda estão longe da realidade varejista verificada nos grandes
centros urbanos. As conclusões deste estudo quanto às ações e estratégias de
marketing praticadas pelos supermercadistas demonstram que nenhuma
diferenciação substancial vem sendo alcançada, impedindo-os de alcançarem
seus objetivos de obtenção e manutenção de vantagens competitivas.
Abstract
This research intends to identify the marketing strategies used by the
supermarket section represent by the major supermarkets of some city insert in
a region in the state of Mato Grosso do Sul called “Bolsão”. The methodology
used involves a multi-case study, that was performed by conducting a survey
with supermarket owners and managers. The study analyzed the marketing
approaches and the strategic formulations aimed at the retail in general and
those that aim the supermarket in particular, so that the reality experienced by
each supermarket selected for this study could be reached. The field-work
results were great indicators for the conclusions, from which was possible to
identify the marketing strategies used by the supermarkets. It was also possible
to observe similarities in the marketing strategies performed by the selected
supermarkets, showing that the strategies practiced by them are still very far
from the retail reality verified in the big cities. The conclusions of this study,
related to the marketing strategies used by the supermarket enterprisers, show
that no significant differentiation has been reached, preventing them from
accomplishing their goals to achieve and keep up the competitive advantages.
KEYWORDS: Marketing