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Título

ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR SUPERMERCADISTA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM SUPERMERCADOS DE MUNICÍPIOS DO MATO GROSSO DO SUL

Orientador

JOSÉ ANTONIO ARANTES SALLES

Autor

ROGERIO COGO

Palavra chave

Estratégias de Marketing, Varejo, Supermercados.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2005

Nº Downloads

3727

Resumo

Este estudo se propõe a identificar as estratégias de marketing utilizadas pelo setor supermercadista representado pelos principais supermercados de alguns municípios inseridos na Região do Bolsão Sul-mato-grossense. A metodologia aplicada envolve um estudo multicasos, com a aplicação de questionários junto aos empresários e gerentes supermercadistas. O estudo percorreu as abordagens do marketing e as formulações estratégicas voltadas para o varejo em geral e o supermercado em particular, até aportar à realidade vivenciada nos supermercados selecionados. Os resultados do trabalho de campo serviram como indicadores das conclusões, onde se identificaram as estratégias de marketing utilizadas pelos supermercados. Observaram-se similaridades nas estratégias de marketing colocadas em prática pelos supermercadistas pesquisados, evidenciando-se que as estratégias praticadas pelos mesmos ainda estão longe da realidade varejista verificada nos grandes centros urbanos. As conclusões deste estudo quanto às ações e estratégias de marketing praticadas pelos supermercadistas demonstram que nenhuma diferenciação substancial vem sendo alcançada, impedindo-os de alcançarem seus objetivos de obtenção e manutenção de vantagens competitivas.

Abstract

This research intends to identify the marketing strategies used by the supermarket section represent by the major supermarkets of some city insert in a region in the state of Mato Grosso do Sul called “Bolsão”. The methodology used involves a multi-case study, that was performed by conducting a survey with supermarket owners and managers. The study analyzed the marketing approaches and the strategic formulations aimed at the retail in general and those that aim the supermarket in particular, so that the reality experienced by each supermarket selected for this study could be reached. The field-work results were great indicators for the conclusions, from which was possible to identify the marketing strategies used by the supermarkets. It was also possible to observe similarities in the marketing strategies performed by the selected supermarkets, showing that the strategies practiced by them are still very far from the retail reality verified in the big cities. The conclusions of this study, related to the marketing strategies used by the supermarket enterprisers, show that no significant differentiation has been reached, preventing them from accomplishing their goals to achieve and keep up the competitive advantages. KEYWORDS: Marketing