Visualização do documento
Título
PROJETO DE UMA FERRAMENTA DE AUTORIA PARA REALIDADE VIRTUAL - FAPARV
Orientador
CLAUDIO KIRNER
Autor
SILVIA CRISTINA GALANA
Palavra chave
SOFTWARE DE AUTORIA, REALIDADE VIRTUAL, JAVA3D, XML
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Área
CIÊNCIAS EXATAS E DA
Data da defesa
09/03/2006
Nº Downloads
1325
Resumo
Projeto FAPARV - Ferramenta de Autoria Para Realidade Virtual – é um software desktop que permite ao usuário leigo criar materiais didáticos para investigação e conhecimento, utilizando as técnicas de RV. A característica principal da ferramenta é a possibilidade de preparação de experimentos em RV pelos professores e pelos próprios alunos de forma bastante simplificada com os objetos modelados em VRML disponíveis em diretórios. Os professores poderão criar atividades descritivas em forma de texto aos quais os alunos terão acesso e executarão a atividade prescrita. Poderão criar e alterar cenários virtuais com imagens escolhidas para plano de fundo, inserir, excluir e movimentar objetos modelados tridimensionalmente em VRML e salvar todas as alterações em um arquivo de autoria do sistema. A Arquitetura foi desenvolvida com orientação a objetos, utilizando a linguagem Java, a API Java3D e o XML.
Abstract
Project FAPARV – Authoring Tool For Virtual Reality - is a software desktop that allows the end user to create didactic materials for inquiry and knowledge, using RV techniques. The main characteristic of the tool is the possibility of preparation of experiments in RV by educations and students in simplified forms with objects shaped in VRML available from repositories. Teachers will be able to create descriptive activities in form of text, allowing pupils to have access and execute the prescribed activity. They will also be able to create and modify virtual scenes with images chosen for the scene background, to insert, exclude or put into motion. All 3D objects the alterations can be saved in an authoring archive of authorship of the system. The Architecture was developed using objects orientating the Java language, the Java3D and the XML. Authoring Software, Virtual Reality, Java 3D, XML.SUMÁRIO