Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A DISCIPLINA COMO CONDIÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA

Orientador

Bruno Pucci

Autor

OCELO DOMINGOS PEREIRA FILHO

Palavra chave

educação, disciplina, formação humana.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/08/2011

Nº Downloads

4204

Resumo

Esta pesquisa objetivou estudar a disciplina como uma das condições possíveis para a formação humana. A disciplina, ao longo da história humana, se tornou paradigma, maneira de dominação tendo, especialmente, o corpo como lugar de sua aplicação. O corpo humano se apresenta como lugar dela e do seu esquadrinhamento. Ela não coincide com a escravidão do ser porque não tem seu fundamento numa relação de propriedade dos corpos, mas prima por sua estética à beleza da disciplina, como valor estético, procurando excluir a ambivalência da relação violenta da escravidão obtendo resultados de utilidade. Metodologicamente, fez-se uma revisão bibliográfica consultando diversos autores da área da filosofia, objetivando demonstrar a importância da disciplina humana na construção do processo de formação intelectual e seus desdobramentos, bem como, apontar outros aspectos da construção do relacionamento dela com corpo social. Discutiu-se, também, a contradição do sistema de formação escolar, especialmente, quando nele está inserida a disciplina. Inicialmente, buscou-se estudar a disciplina partindo-se do corpo humano nos apontamentos de Michel Foucault, na sua obra “Vigiar e punir”; considerando-se que, a partir do conceito de suplício, é que as abordagens ao tema foram se estruturando, para se chegar ao objeto de investigação deste trabalho, a disciplina - como condição para a formação humana; o corpo como lugar de aplicar a disciplina. Ao longo da pesquisa, esforçou-se em valorizar a necessidade de trilhar o caminho de uma educação emancipada, comprometida com a formação de indivíduos autônomos, capazes de construir sua própria identidade intelectual, sem a perda de sua subjetividade.

Abstract

The discipline throughout human history became a paradigm of domination especially with how the body as a place of your application. The human body is presented as a lieutenant held her and her treatment scans. She does not coincide with slavery because it has its foundation in a relationship of ownership of the bodies, but press for its aesthetic beauty of the discipline, such as aesthetic value, attempting to rule out the ambivalence of the violent relationship of slavery obtaining useful results. This research aimed to study the discipline as one of the possible conditions for human development. The methodology was a literature review by various authors in the literature demonstrating the importance of discipline in building the human formative process of education. Its ramifications in other aspects of building the relationship of the social body. Also try to think the contradiction of the system of school education when he makes use of the discipline. Initially, we discuss discipline from the human body, the work "Discipline and Punish" Foucault, guides us in this endeavor. It is from the torture that we address the issue of discipline. The body as a place to apply the discipline. Throughout this study is an effort to appreciate the need to tread a path of an emancipated education, committed to the formation of autonomous individuals capable of building their own identity without detriment education of their subjectivity.