Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

IDENTIFICAÇÃO DE GUIDELINES PARA O PROJETO DE INTERFACES NO CONTEXTO DE ECAS E TDA/H

Orientador

CECÍLIA SOSA ARIAS PEIXOTO

Autor

SANDRA RODRIGUES SARRO BOARATI

Palavra chave

Interação Homem-Computador, Perfis Cognitivos de usuários, Guidelines para...

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Área

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Data da defesa

16/02/2012

Nº Downloads

2300

Resumo

IHC (Interação Homem-Computador) é uma disciplina que diz respeito ao projeto, avaliação e implementação de sistemas de computador interativos para uso humano. A população usuária é diversificada, há uma mistura de vários perfis de usuários que necessitam de alguma forma terem suas necessidades satisfeitas e por isso uma interface de um sistema deve ser criada de acordo com a diversidade dos usuários. Com o intuito de poder aproximar e adaptar sistemas aos usuários foram pesquisados, na literatura, guidelines de projeto que se referem à parte de aprendizagem e cognição, porém a maioria das recomendações trata aspectos isolados das características dos usuários. Percebendo essa lacuna, este trabalho estudou os estilos cognitivos de aprendizagem e o déficit atencional, permitindo gerar uma série de recomendações, guidelines, que se adéquem às características específicas do perfil de usuários. Na construção de novas interfaces, estas recomendações poderão ser aplicadas, ajustando as interfaces aos diferentes perfis de usuários, proporcionando maior satisfação e respeitando diferentes características existentes entre eles.

Abstract

HCI (Human-Computer Interaction) is a discipline that concerns the design, evaluation and implementation of interactive computer systems for human use. The user population is diverse, there is a mixture of multiple profiles of users who need to somehow get their needs met and therefore an interface of a system should be created according to the diversity of users. In order to be able to approach and adapt systems to users were surveyed in the literature of design guidelines that relate to the learning and cognition, but most of the recommendations is isolated aspects of the characteristics of users. Realizing this gap, this study examined the learning styles and attentional deficits, allowing to generate a series of recommendations, guidelines, that suit the specific characteristics of the users profile. In building new interfaces, these recommendations may be implemented by adjusting interfaces to different user profiles, providing greater satisfaction and respecting different characteristics between them.