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Título

Formação e atuação profissional em atividade de aventura no âmbito do lazer

Orientador

Nelson Carvalho Marcellino

Autor

JOSÉ RICARDO AURICCHIO

Palavra chave

Atividades de aventura, lazer, formação profissional, atuação profissional,...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

21/02/2013

Nº Downloads

8594

Resumo

Desde o final da década de 1980, os chamados esportes radicais vêm se popularizando no Brasil, mais especificamente no estado de São Paulo, onde, na década de 1990, surgiram muitas empresas na área de turismo de aventura. Tais empresas são geridas por pessoas com experiência em determinadas atividades que contratam mão de obra local, muitas vezes com pouca ou nenhuma experiência, para auxiliar os guias ou instrutores nas atividades a serem realizadas com o público. Que formação técnica, em termos de conteúdo específico e no âmbito dos estudos do lazer, têm os profissionais que atuam com atividades de aventura para trabalhar na área? Este trabalho teve como objetivos principais (1) mostrar a realidade da formação profissional nas atividades de aventura, correlacionando-a com a formação na área do lazer, entre profissionais que lidam diretamente com o público em três cidades (Socorro, Boituva e Guarujá), escolhidas como polos de atividades de aventura no estado de São Paulo, e (2) pesquisar, em documentos oficiais, a formação profissional na área de turismo de aventura. O embasamento teórico do trabalho tem, como principais referências, Uvinha (2005), para atividades de aventura, Marcellino (2003), para as questões relacionadas ao lazer, e Isayama (2010), para a formação e atuação profissional na área do lazer. Como procedimento metodológico, este estudo foi dividido em três momentos, sendo, no primeiro, realizado um levantamento bibliográfico (cf. SEVERINO, 2007) nos sistemas de bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nos últimos cinco anos, sobre as palavras-chave “atividades de aventura”, “lazer” e “formação profissional”. Posteriormente, realizamos as análises textual, temática e interpretativa combinada com a pesquisa documental nas normas específicas da ABNT, por análise de conteúdo, segundo Gil (1991). No segundo momento, a pesquisa de campo foi realizada, nas cidades já referidas, por meio de questionários aplicados aos profissionais da área. Os resultados foram tabulados no formato de gráficos e analisados para a elaboração das considerações finais, relacionando os três tipos de pesquisa. De acordo com nossa pesquisa, as atividades de aventura são uma das vertentes do lazer, porém sua formação profissional baseia-se em normas técnicas de associações ou federações, sendo ensinadas, principalmente, por profissionais experientes, muitas vezes sem formação acadêmica, deixando de fora os estudos sobre o lazer, o que deveria ser realizado por uma equipe multidisciplinar e não por uma única pessoa com conhecimento apenas empírico.

Abstract

Since the late 1980s, the so-called extreme sports have become popular in Brazil, more specifically in the state of São Paulo, where many companies have emerged in the field of adventure tourism in the 1990s. These companies are run by people with experience in certain activities that hire local laborers, often with little or no experience at all, to assist instructors or guides in the activities performed with the public. What technical training, in terms of specific content and in the scope of leisure studies, do such professionals have to work with adventure activities? This work had as its main goals (1) to show the reality of vocational training in adventure activities, comparing it with the training in the field of leisure, among professionals who deal directly with the public in three cities (Socorro, Boituva, and Guaruja), chosen as poles of adventure activities in the state São Paulo, and (2) to search in official documents how training in the field of adventure tourism is being performed. The theoretical framework has as its main references: Uvinha (2005), for adventure activities, Marcellino (2003), for issues related to leisure, and Isayama (2010), for training and professional experience in the leisure. As methodological procedure, this study was divided into three phases, the first one being based on literature review (cf. SEVERINO, 2007) in the library systems of the Methodist University of Piracicaba (Unimep), University of São Paulo (USP), State University of Campinas (Unicamp) and in the thesis database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), in the last five years using the following keywords: "adventure activities", "leisure", and "training." In a second moment, we performed textual, thematic, and interpretative analysis combined with desk research according to the specific rules of ABNT for content analysis, according to Gil (1991). The field research came in a third moment, and was conducted in the above mentioned cities by means of questionnaires applied to individual professionals. The results are displayed in the form of charts and analyzed to formulate the final considerations, linking the three types of research. According to our research, adventure activities are one of the strands of leisure, but their professional training is based mainly on technical standards of associations or federations, being taught primarily by experienced professionals, often without academic training, neglecting the studies on leisure, a procedure that should be performed by a multidisciplinary team and not by one person with only empirical knowledge.