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Título

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA

Orientador

Maria Nazaré da Cruz

Autor

CINTIA DIAS RODRIGUES SANTOS

Palavra chave

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; ENSINO DE...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

4981

Resumo

Este estudo investiga como professores em formação, do curso de graduação Letras-Inglês – estudantes do oitavo semestre de uma instituição – concebem a gramática e o ensino de gramática, baseando-se em sua trajetória de ensino e aprendizagem da língua Inglesa antes e durante a graduação. A preocupação com essa questão justifica-se na medida em que se, por um lado, na concepção Estruturalista de linguagem, a gramática estrutural figura no centro do ensino, por outro, com a concepção Comunicativa de linguagem, o ensino de gramática formal descontextualizado é tido como improdutivo no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Surge, então, um problema para o professor ao procurar transpor o ensino das estruturas gramaticais para as novas tendências de ensino que prezam a linguagem como interação social. Para a construção dos dados, utilizamos, inicialmente, a aplicação de um questionário para breve identificação dos participantes e, em seguida, a realização de entrevistas semi-estruturadas com os sete alunos, dentre os 11 (onze) matriculados, interessados em participar. A análise dos dados, à luz de concepções sobre linguagem, abordagens e metodologias de ensino presentes ao longo da história do ensino de inglês como língua estrangeira, nos permite concluir que os professores atribuem à contextualização do ensino de gramática, junto a uma breve explicação das regras, aspectos suficientes para que o aluno atinja a compreensão da gramática, utilizada em aula para fins exclusivos de comunicação, o que nos remete a uma simplificação ou redução do ensino de gramática, advindo dos princípios da Abordagem Comunicativa. Ao trazermos esta reflexão sobre o papel da gramática nas aulas de inglês como língua estrangeira, acreditamos poder contribuir para a academia no sentido de traçarmos possíveis conclusões sobre questões que nos levem a uma melhor compreensão da complexidade da nossa prática de sala de aula.

Abstract

This paper investigates what undergraduate teachers – students from the eighth semester of a private English Language graduation course – think of grammar and the teaching of grammar, basing on their English teaching and learning experience before and after the graduation course. The concern for this issue is justified by the fact that, if, on the one hand, according to the Structuralism language conception, structural grammar is placed as a central part of the class, on the other hand, a non contextualized formal grammar teaching is seen as unproductive in the process of foreign language teaching and learning. Therefore, teachers face a problem when trying to transfer a structural grammar teaching to the new teaching tendencies which understand language as social interaction. For the data collection, we used, initially, a questionnaire to briefly identify our participants. Afterwards, we interviewed seven students, out of the eleven enrolled in the course who were willing to participate. The data analysis, based on language conceptions as well as teaching methodologies and approaches present throughout the history of English teaching, leads us to conclude that the teachers attribute to a contextualized teaching of grammar, accompanied by a brief explanation of rules, sufficient input for a learner’s grammar learning achievement. Thus, grammar teaching is done to meet exclusively a need for communication, which appears to us as a simplification or reduction of grammar teaching due to some principles of the Communication Approach. By bringing such a reflection on the role of the teaching of grammar in English classes as a foreign language, we believe we can contribute to the academy in terms of drawing possible conclusions that may lead us to a better comprehension of our day-to-day teaching practice.