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Título
UNIVERSIDADE DA CIDADANIA ZUMBI DOS PALMARES: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO DO NEGRO NO ENSINO SUPERIOR
Orientador
Bruno Pucci
Autor
JOSÉ VICENTE
Palavra chave
ZUMBI DOS PALMARES; INCLUSÃO DO NEGRO NO ENSINO SUPERIOR
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
4442
Resumo
O presente trabalho discute, á luz do debate acadêmico-intelectual deflagrado no país na última década, a proposta alternativa de inclusão do negro no ensino superior concebida e implementada pela Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares. Partiu-se da hipótese de que, diante da visão maniqueísta que opõe defensores e detratores das políticas de ações afirmativas para o acesso de negros e afrodescendentes na universidade pública, é possível cruzar o recorte racial e o sócio-econômico sem diluir o primeiro no mito da democracia racial e sem deixar de considerar o segundo como uma outra categoria de exclusão que atinge negros e brancos pobres. Tal perspectiva produziu, a partir da iniciativa privada, os mesmos resultados inclusivos das universidades públicas que adotaram o sistema de cotas, à margem da disputa de posições favoráveis e contrárias à sua adoção na esfera pública. Como metodologia, estabeleceu-se um diálogo conceitual com teorias consagradas e estudos acadêmicos recentes sobre a questão racial e delineou-se um estudo de caso que reuniu depoimentos e entrevistas dos idealizadores e autores sociais que protagonizaram a Unipalmares, como alunos egressos, parceiros e grande imprensa, para compor o perfil e a trajetória exitosa dessa instituição ímpar no cenário brasileiro.
Abstract
This paper discusses, in the light of the academic-intellectual debate broke out in the country in the last decade, the alternative proposal of inclusion of blacks in higher education designed and implemented by the University of Zumbi dos Palmares Citizenship. We started from the hypothesis that, given the manichean view that opposing defenders and detractors of affirmative action policies for the access of black and african descents in the public university, it is possible to cross the racial and socioeconomic without diluting the myth of the first racial democracy and while considering the latter as a category of exclusion that affects blacks and poor whites. This perspective has produced, from the private sector, the same results inclusive of public universities that have adopted the quota system, the fringes of contention positions for and against its adoption in the public sphere. The methodology established a dialogue with conceptual theories and academic studies devoted recent on race and drew up a case study that gathered testimonies and interviews of authors and creators who staged the social Unipalmares as alumni, partners and mainstream media to compose the profile and successful career in this unique institution in the brazilian scenario.