Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ANÁLISE DO DESEMPENHO DE MOTOR DIESEL COM A UTILIZAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL OBTIDO A PARTIR DO REUSO DE ÓLEO VEGETAL

Orientador

Carlos Roberto Camello Lima

Autor

ADEILTON FERNANDES

Palavra chave

Motor Diesel; Biocombustível; Biodiesel; Óleo Vegetal; Sustentabilidad

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

22/11/2012

Nº Downloads

6645

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo a avaliação de desempenho de um motor de combustão de ciclo diesel através da análise da emissão dos gases CO, CO2 e NOx, resultantes do processo de combustão, bem como da análise do desempenho técnico relacionado ao consumo, desenvolvimento de potência e torque, realizados em um laboratório de ensaio dinamométrico. O combustível usado para o estudo foi o biodiesel obtido a partir de óleo vegetal de cozinha já usado. Também, neste trabalho, foi avaliado o método para a produção do biodiesel, em função da análise das características peculiares deste processo, contemplando a avaliação e controle de variáveis físico-ambientais, que levassem a um melhor desempenho do motor em questão, comparando-se o uso do biodiesel puro e com misturas ao diesel comercial de origem fóssil. Os resultados mostraram, pela análise técnica, que o torque e a potência obtidos nos testes utilizando biodiesel em relação ao diesel foram praticamente iguais, com apenas um pequeno acréscimo do consumo de combustível quando utilizado o biodiesel e suas misturas. Maior a porcentagem de biodiesel adicionado ao diesel, maior o consumo, sendo possível igualar o consumo mediante a adição de aditivos reforçadores de octanagem. Quanto à resposta ambiental, os ganhos nas reduções de emissões de gases nocivos são expressivos quando utilizado o biodiesel e suas misturas, principalmente em relação à emissão de gases CO e CO2. Quanto à emissão do gás NOx, houve um pequeno aumento quando utilizado o biodiesel, progressivo conforme o incremento do biodiesel ao diesel, concluindo-se que evitar o balanço estequiométrico entre a mistura ar/combustível, de forma concomitante com a utilização de antioxidantes no processo de obtenção do biodiesel pode reduzir os níveis de emissões do NOx.

Abstract

The present study aims at evaluating the performance of a combustion engine diesel cycle by analyzing the emission of CO, CO2 and NOx, resulting from the combustion process, as well as analysis of technical performance related with the consumption, development power and torque, made in a laboratory test rig. The fuel used for the study was the biodiesel derived from vegetable oil cooking already used. Also in this work, was analyzed the method for the production of biodiesel, according to the analysis of peculiar features of this process, including for analysis and control of physical and environmental variables, which would lead to a better performance of the engine in question, through the pure biodiesel and blends with the commercial fossil diesel. The results showed, for the technical analysis, that the torque and potency values in tests using biodiesel compared to diesel were nearly identical, with only a slight increase in fuel consumption when used biodiesel and mixtures thereof. The higher the percentage of biodiesel in the diesel increased, greater consumption, it is possible to equalize the consumption with additives by addition of octane boosters. Regarding the environmental feasibility, the gains in emission reductions of greenhouse gases are significant when used biodiesel and mixtures thereof, especially in relation to greenhouse gas CO and CO2. Regarding the emission of NOx gas, there was a small increase when using biodiesel, according to the progressive increase of biodiesel percent in diesel; preventing the swing between the stoichiometric air / fuel mixture, concomitantly with the use of antioxidants in the process of obtaining biodiesel can reduce emissions levels of NOx.