Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO NA IGREJA METODISTA: Um estudo das práticas educativas do Colégio Piracicabano de 1995 a 2011

Orientador

Luzia Batista de Oliveira Silva

Autor

Ana Gloria Prates Gris da Silva

Palavra chave

Metodismo, educação, práticas educativas.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

1074

Resumo

A presente dissertação de mestrado apresenta a análise reflexiva que foi realizada do material discursivo, a partir do estudo das Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista – DEIM, comparando-o com a prática educativa cotidiana no Colégio Piracicabano. Objetivou-se identificar como se estabelecem as relações do Projeto Pedagógico do Colégio com o documento acima referido, no que diz respeito à passagem de um modelo de educação liberal para uma educação libertadora, progressista. O atual projeto pedagógico do Colégio Piracicabano, ao ser pensado e construído, teve, como referência, a sua história e sua ligação com a instituição mantenedora, a Igreja Metodista, que lhe confere a natureza de uma escola confessional, entendida como lugar de formação de opinião, de produção e transmissão do conhecimento, mas, fundamentalmente, um lugar de formação de valores cristãos. Nas relações de ensino e aprendizagem estabelecidas no cotidiano escolar, percebe-se o desenvolvimento de práticas que consideram diversos aspectos, tais como: decisões participativas, valorização do coletivo, capacidade crítica, interiorização de princípios valorativos, respeito ao outro e responsabilidade. Esses princípios são trabalhados através do diálogo, de atividades investigativas, atividades extraclasses e projetos sociais que contam com o engajamento de toda a comunidade escolar. Sendo o Colégio Piracicabano uma instituição mais que centenária, optou-se por fazer um recorte na sua história, tendo como objeto de estudo o período de 1995 a 2011.

Abstract

This document presents the development of a discursive material from the study of Regarding Guidelines for education in the Methodist Churchil – DEIM, with the comparison between it and the everyday educational practice in Colégio Piracicabano. Intended to identify how to establish relations of the pedagogic project of Colégio Piracicabano and the document mentioned above, with regard to the passage of a liberal education model to a liberating and progressive education. The current educational project was conceived and built as reference to its history and its connection with the institution maintainer, the Methodist Church, which gives the nature of a denominational school, understood as a place of formation of opinion, production and transmission of knowledge, but, beyond that, a place of formation of Christian values. In teaching and learning relationships established at school, we can see the development of practices that consider various aspects, such as participatory decision-making, appreciation of the collective, critical capacity, internalization of the principles of value, respect for others, responsibility, etc.. These principles are worked out through dialogue, research activities, extra-classes activities and social projects that rely on the engagement of the whole school community. As ColégioPiracicabano is a more than century-old institution, it was decided to make an indentation in its history, with the object of study the period from 1995 to 2011.