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Título
A PROMOÇÃO SENSORIAL E DE PREÇOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS FRUTÍCOLAS:
UM ESTUDO EXPERIMENTAL NO VAREJO SUPERMERCADISTA
Orientador
Nadia Kassouf Pizzinatto
Autor
MARCELO FERNANDES PEREIRA
Palavra chave
Marketing do agronegócio; promoção de vendas; estímulos sensoriais
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
01/01/2013
Nº Downloads
2765
Resumo
Este estudo visa analisar as dificuldades vivenciadas por produtores e intermediários da cadeia hortícola em diferenciarem-se e ocupar espaços nas opções de consumo do mercado consumidor, que é cada vez mais exigente quanto aos valores dos produtos e serviços que lhe são ofertados. Com base no respaldo teórico relativo às temáticas: Promoção de Vendas e o Comportamento do Consumidor, bem como a inserção das temáticas no setor em estudo, o agribusiness (agronegócio), especificamente no elo do varejo de alimentos, buscou -se evidenciar o efeito da promoção com estímulo sensorial e de preços na opção do consumidor por produtos agrícolas, especificamente as frutas. Para tanto, realizou-se um Estudo Experimental tendo como objeto de estudo a empresa Albaz Representações Ltda. Considerando que este estudo foi desenvolvido em uma pequena amostra experimental nos pontos de vendas analisados, pode-se afirmar que a promoção com estímulo sensorial faz diferença na opção do consumidor pelo consumo de frutas.
Abstract
This study analyzes the difficulties experienced by producers and intermediaries in the chain horticultural differentiate themselves and occupy spaces in the consumption choices of the consumer market that is increasingly demanding as to the value of products and services that are offered. Based on the theoretical support concerning themes: Sales Promotion and Consumer Behavior, as well as the inclusion of thematic study on the sector, agribusiness (agribusiness), specifically in the retail food link, sought to highlight the effect of promoting with sensory stimulation and price in consumer choice by agricultural products, especially fruits. Therefore, we carried out a Experimental Study having as object of study the company Albaz Representations Ltda. Considering that this study was conducted on a small sample in the experimental points of sales analyzed, it can be stated that the promotion with sensory stimulation makes difference in consumer choice of fruit consumption.