Visualização do documento
Título
A RELACAO TEORIA E PRATICA NO PROCESSO DE ELABORACAO DE CONHECIMENTO ...
Orientador
MARIA NAZARE CRUZ
Autor
JULIANA PEREIRA DE ALBUQUERQUE STORNIOLO
Palavra chave
RELACAO TEORIA E PRATICA, ALFABETIZACAO
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
24/03/2006
Nº Downloads
1718
Resumo
Esta pesquisa foi realizada junto aos futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em processo de formação inicial e tem como objetivo analisar como, nos processos de elaboração de conhecimento das licenciandas, estabelecem-se relações entre teoria e práticas pedagógicas. Para a coleta de dados, foi utilizado o recurso de áudio gravação das aulas da disciplina "Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa, no 2oano do Curso Normal Superior, durante um semestre letivo. Ao final das aulas também foi utilizado um caderno de registro para anotações de fatos relevantes que não poderiam ter sido registrados pelo áudio gravador. Assumindo, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, que o conhecimento é produzido através da linguagem e, como processo histórico, no jogo das interações de sala de aula, e utilizando os princípios da análise microgenética na construção e análise dos dados, procurei, no trabalho com os discursos e materiais dos licenciandos, identificar indícios de relações entre teorias e práticas pedagógicas nos processos de elaboração de conhecimento, em momentos de formação inicial dessas futuras professoras. Assim, inicio o trabalho descrevendo as mudanças históricas que temos encontrado nas concepções sobre o ensino da leitura e da escrita e, conseqüentemente, sobre a formação de professores alfabetizadores, questionando a relação teoria e prática estabelecida nesta formação. Depois disso, discuto os estudos sobre formação docente, destacando como têm enfrentado a questão das relações teoria e prática. Apresento, em seguida, algumas das contribuições centrais da perspectiva histórico-cultural - referencial central desse trabalho - para o enfrentamento da problemática proposta. Finalmente, analiso episódios, buscando olhar para a elaboração de conhecimento das licenciandas. As análises realizadas possibilitaram-me perceber que o processo de relação teoria e prática implica a relação de diversos outros conhecimentos que não sejam somente teóricos ou práticos, porém vivenciais. A conceitualização das professorandas não depende apenas delas mesmos e de suas ações, mas das condições sociais que as envolvem, as concepções arraigas por elas, dos discursos que as circundam. Os professores-formadores são frutos dessas relações sociais e os professores alfabetizadores também. O conhecimento teórico crítico, já produzido pelas gerações anteriores e que explica a forma histórica de ser dos homens, pode servir de ferramenta para entender e significar a prática atual, porém não é só ele que se torna relevante nas significações da prática. Palavras chaves: Formação inicial de professores; elaboração de conhecimentos; relação teoria e prática; alfabetização.
Abstract
This research was conducted with pre-service teachers of the first years of Junior High School, in initial education process, and aims at analyzing how relations between theory and practice are established in the processes of knowledge elaboration of these undergraduates. The gathering of data was made through audio recordings of the classes of the discipline "Fundaments and Methodology of the Portuguese language", of the 2nd year of the course Normal Superior, during one semester. At the end of the classes a notebook was also used for notes of relevant facts that could not be registered by the tape recorder. Assuming, from a historical-cultural view, that knowledge is produced through language and, as a historical process, in the interactions within a classroom, and using the principles of microgenetic analysis for the construction and analysis of the data, I tried, in the work with these undergraduates' discourses and materials, to identify traces of relations between theories and pedagogical practices in the processes of knowledge elaboration, in moments of initial education of the pre-service teachers. In this way, I begin the work by describing historical changes which have been found in the conceptions about the teaching of reading and writing and, consequently, about education of teachers who work with literacy, questioning the theory and practice relation established in this education. Afterwards, I discuss the studies about teacher training, highlighting how they have faced the matter of theory and practice relations. I present, subsequently, some of the main contributions of the historical-cultural view - main reference in this work - for the confronting of the proposed issue. Finally, I analyze episodes, attempting to look at the knowledge elaboration of the undergraduates. The conducted analyses allowed me to notice that the process of theory and practice relation implies a relation of many other kinds of knowledge that are not only theoretical or practical, but experiential. The conceptualization of the pre-service teachers does not depend only on themselves and their actions, but on the social conditions that involve them, the conceptions rooted on them, the discourses that surround them. Teacher trainers are a result of these social relations and so are teachers who work with literacy. Critical theoretical knowledge, already produced by former generations and which explain the historical way man exists, may serve as a tool to understand and find meaning in current practices; however, it is not the only one that becomes relevant in the significations of practice. Key words: Initial education of teachers; knowledge elaboration; theory and practice relation; literacy.