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Título

TERCEIRO SETOR E CAPTAÇÃO DE RECURSOS: FATORES MOTIVACIONAIS À DOAÇÃO DOS INVESTIDORES SOCIAIS INDIVIDUAIS

Orientador

Profª. Drª. Cleusa Satiko Yamamoto Sublaban

Autor

NILCÉIA CRISTINA DOS SANTOS

Palavra chave

Terceiro setor. Captação de recursos. Comportamento e motivação do doador.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

13/10/2009

Nº Downloads

1288

Resumo

As organizações sem fins lucrativos encontram dificuldades na captação de recursos financeiros destinados à manutenção de suas atividades, visto que, a cada ano, surgem mais organizações dessa natureza, acirrando a disputa entre elas pelos recursos doados pelos stakeholders externos (doadores de recursos), os quais são compostos por órgãos públicos, agências financiadoras, empresas e pessoas físicas. Dessa forma, é imprescindível identificar as motivações que afetam o processo decisório do doador, a fim de auxiliar as organizações do Terceiro Setor na efetividade da captação dos recursos. O objetivo desta dissertação é justamente identificar os fatores que motivam o doador a contribuir com recursos para as organizações sociais. Mais especificamente, este estudo se propõe a descrever o perfil do doador individual. Nesta dissertação são endereçados quatro objetivos específicos de pesquisa: 1) identificar os diferentes tipos de doadores de acordo com as motivações que os levam a doar os recursos; 2) levantar os tipos de benefícios alcançáveis por parte do doador quando se faz uma doação; 3) identificar os fatores de motivação das pessoas físicas doadoras; 4) identificar os fatores determinantes para a não doação. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma coleta de dados, na cidade de Piracicaba/SP, por meio de aplicação de questionário via entrevista pessoal e correio eletrônico. Duzentos e vinte e seis indivíduos que compõem a amostra responderam ao questionário estruturado. Os principais achados do estudo são: 1) os doadores são motivados a fornecer recursos pelo desejo de atender as necessidades básicas da população, pela necessidade de realização e pela autossatisfação pessoal; 2) não realizam doações com o intuito de serem reconhecidos perante a família, amigos ou sociedade; 3) acontecimentos que geram aumento de prestígio ou status não são considerados muito importantes pelos doadores.

Abstract

Non-profit organizations face difficulties to raise financial funds in order to maintain their operational activities. Each year more of those organizations are created, making worse the competition for the donated resources supplied by the external stakeholders (resource donators). The donators are formed by public organizations, financial agencies, companies and individuals. Hence, it is mandatory to identify the motivations which may affect the donator’s decision process in order to help the third sector organizations to be effective at the fund raising process. The goal of this dissertation is to identify the factors which motivate the donator to contribute to the social organizations. More especifically, this study aims to describe the individual donator profile and to achieve the four research specific objectives as follows: 1) identify the types of donators in accordance with their motivations of donating; 2) raise the different obtainable benefits provided to the donators once the donation is given; 3) identify the motivation factors of the individual donator; 4) identify the determinant factors for not donating. To achieve those objectives, data collection has made in Piracicaba/SP through surveys applied in person and via e-mail. Two hundred and twenty-six people answered the surveys and constitute the sample. The collected data, additionally with the analysis made, allowed us to understand the donator’s behavior. The main findings of the study are: 1) the donators are motivated to provide funds in order to attend population’s basic needs, personal satisfaction and personal self-realization; 2) they do not donate due to the fact that they want to be recognized by their family, friends or society; 3) events that generate increase of prestige or status are not scored as highly important to the donators.