Visualização do documento
Título
GOVERNANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS: ESTUDO DE CASO
Orientador
Valéria Rueda Elias Spers
Autor
MÁRCIO ESPÍRITO SANTO
Palavra chave
governança, governança corporativa, IES.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
01/01/2011
Nº Downloads
1996
Resumo
Esta pesquisa buscou analisar se a mudança de estrutura de governança proposta pode colaborar para a recuperação do posicionamento da IES estudada. Para isso, estabeleceu-se como objetivos estudar se o ideal da confessionalidade que norteia as ações da IES é possível para outras escolas particulares; verificar em que medida a mudança proposta de estrutura de gestão pode trazer benefícios no enfrentamento da concorrência mercantil do ensino; conhecer a visão dos três últimos reitores sobre a mudança da estrutura de governança e, identificar os elementos inicias da implementação da Rede de Educação na reestruturação que contribuem ou não para a sustentabilidade. Para alcançar esses objetivos este trabalho foi organizado em seis capítulos, onde procurou-se uma contextualização por meio de uma apresentação do cenário da educação superior e revisão literária sobre os conceitos de governança. O trabalho foi caracterizado por um estudo de caso de uma IES confessional em caráter exploratório e de natureza qualitativa. O universo de pesquisa foram os reitores das duas últimas décadas. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado formado por questões abertas previamente padronizadas, cujas respostas tomam forma a partir da participação do entrevistado. As análises demonstraram que mesmo perdendo espaço a IES confessional, continua promovendo mudanças necessárias e, que inclusive poderá retomar o posicionamento no mercado, visto que, seus valores, missão, visão e tradição são fatores importantes e sólidos para essa retomada. Além disso, constata-se que uma nova postura da governança na IES tem sido observada e o reposicionamento começa a aparecer na medida em que há uma preocupação por parte dos gestores em sintonia com a mantenedora em trabalhar as questões de fundo, ou seja, as questões estratégicas possibilitando a manutenção de características culturais, regionais para que possam assim desenvolver seus projetos, conectados potencializando sinergias com as demais IES participantes da rede.
Abstract
This research sought to examine whether the change proposed governance structure can help to restore the position of the IES study. For this, established itself as the ideal targets to study whether the confessional that guides the actions of the IES is possible for other private schools, check to what extent the proposed change of management structure may be beneficial in coping with the market competition in education, to know the vision of the last three presidents about changing the governance structure and to identify the elements of the initial implementation of the Education Network in the restructuring or not contributing to sustainability. To achieve these goals this paper is organized into six chapters, which sought to contextualize through a presentation of the higher education landscape and literature review on the concepts of governance. The work was characterized by a case study of a confessional IES in exploratory and qualitative in nature. The research base were the presidents of the last two decades. The research instrument used a semistructured interview protocol consisting of ten standardized open questions whose answers take shape from the participation of the interviewee. The analysis showed that even losing ground to the IES-confessional, and continues to promote the necessary changes, which may even regain market position, since its values, mission, vision and tradition are important factors for this solid resume. Moreover, it appears that a new approach to governance in IES has been observed and repositioning begins to appear in that there is a concern of managers in tune with the sponsor to work questions of substance, ie issues strategic enabling the maintenance of cultural, regional, thus allowing them to develop their projects, connected enhancing synergies with other IES in the network.