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Título
Proposta de implantação do Programa de Qualidade Seis Sigma em
empresas de pequeno porte: Um estudo de caso em uma prestadora de serviço de usinagem sob encomenda.
Orientador
André Luis Helleno
Autor
Daniel Morya de Almeida Caruso
Palavra chave
Seis Sigma; Qualidade; otimização, processo de fabricação, usinagem, pequena emp
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
14/03/2011
Nº Downloads
986
Resumo
Com o avanço da competitividade na era global, as empresas buscam pelo
aumento da produtividade e qualidade de seus produtos através de tecnologia de
otimização de processos, como o Programa de Qualidade Seis Sigma, em que há um
rigoroso e disciplinado método, para se alcançar a meta da melhoria. Este trabalho
explora novos aspectos do Programa de Qualidade Seis Sigma com abordagens e
voltadas para melhoria do processo produtivo de uma pequena empresa de serviços de
usinagem não seriados, demonstrando que este tipo de empresa pode ter acesso a essa
tecnologia de melhoria de processo, que hoje ajudam as grandes empresas a terem uma
manufatura de classe mundial. O trabalho ainda apresenta uma caracterização do
Programa de Qualidade Seis Sigma, através de um modelo adaptado, em que as
abordagens estatísticas e estratégicas, são examinadas com a preocupação de se
encontrar as dificuldades e fatores de sucesso assumido pelo Programa, para que possa
auxiliar na implementação em uma pequena indústria de serviços sob encomenda. Esses
aspectos importantes são organizados e demonstrados passo a passo como utilizar o
Programa e suas ferramentas estatísticas e estratégicas pela organização, verificando o
quanto pode ser enfatizado. Como metodologia, primeiramente há um levantamento
bibliográfico da teoria do Programa de Qualidade Seis Sigma, fornecendo uma estrutura
de proposições sobre como está relacionado com um melhor desempenho no processo
produtivo de uma empresa, seguido pelo estudo de caso, que tem como objetivo reduzir
o atraso de entrega através de uma proposta adaptada à realidade da pequena empresa, e
fornecer uma sistematização de implantação, trazendo como resultado, uma redução no
atraso de entrega (80%), redução do desvio padrão (65%) e obtenção de novas
ferramentas de visualização, de controle e de gestão, além de melhorias, cultural e
estratégica.
Abstract
With the improvement of competitiveness in the global time, companies seek to
increase productivity and quality of its products through optimization technology
processes such as Six Sigma Quality Program, in which there is a rigorous and
disciplined method to achieve goal of improvement. This paper explores new aspects of
Six Sigma Quality Program and approaches aimed at improving the production process
of a small services company machining non-serial, demonstrating that this type of
business can have access to this technology for process improvement, today help
enterprises to have a world class manufacturing. The work also presents a
characterization of the Six Sigma Quality Program, through an adapted model in which
the statistical approaches and strategies are examined with care to meet the difficulties
and success factors made the program so that you can help implementation in a small
industry of custom services. These important aspects are organized and shown step by
step how to use the Program and its strategic and statistical tools for organizing,
checking how much can be emphasized. The methodology is primarily a bibliography
of theory Six Sigma Quality Program, providing a framework of propositions about how
it is related to better performance in the production process of a company, followed by
case study, which aims to reduce the backlog of deliveries through a proposal with the
reality of small business, and provide a systematic deployment, with the result, a
reduction in late delivery (80%), reducing the standard deviation (65%) and acquisition
of tools news to visualize, control and management, and improvements, cultural and
strategic.