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Título

GESTÃO COLABORATIVA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO EM COOPERATIVAS AGRÍCOLAS

Orientador

Mauro Vivaldini

Autor

ALEXANDER TERRA ANTUNES

Palavra chave

Colaboração. Cadeia de suprimentos. Prefeituras e Cooperativas.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

1684

Resumo

A Lei Federal nº 11.947/09, que direciona a compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar para a composição das merendas escolares, sendo estas de responsabilidade das prefeituras, possui um grande desafio para sua execução, pois tanto as prefeituras não estão acostumadas a comprar produtos da agricultura familiar quanto os agricultores, muitas vezes, não estão aptos a comercializar os seus produtos em larga escala, concentrando suas atividades na produção e comercializando somente pequenas quantidades de forma regionalizada, ou então por intermédio de atravessadores, que compram deles os produtos e os distribuem para os grandes centros. Dessa forma, a busca de um relacionamento sustentável entre os dois elos da cadeia de suprimentos que se estabelecem (prefeituras e cooperativas) é de extrema importância. O entendimento da gestão colaborativa, dos elementos colaborativos que podem ser explorados e como estes podem ser inseridos tanto nos processos das prefeituras quanto nos das cooperativas pode mostrar novos caminhos para os agentes e potencializar os objetivos da referida lei. Os trabalhos dos autores pesquisados sobre a cadeia de suprimentos, os elementos colaborativos, a gestão colaborativa, as características da Lei nº 11.947/09 e as particularidades das organizações cooperativistas no Brasil foram fundamentais para alicerçar esta pesquisa. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa tendo como objetivo entender se existem elementos colaborativos referentes à citada lei nas relações entre as prefeituras e as cooperativas, o que possibilitou analisar e propor ferramentas práticas que poderão ser aplicadas pelas cooperativas e prefeituras durante a tramitação dos contratos. Outro ponto que esta pesquisa auxiliou foi na indicação das barreiras de colaboração encontradas em cada agente. Percebeu-se que há, em todos os agentes da cadeia, elementos colaborativos, como confiança, flexibilidade, visão conjunta e importância do parceiro, que são propícios à criação de um cenário favorável a esses agentes, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que a colaboração possa ser efetivada, tais como: a comunicação, a utilização de sistemas informatizados que auxiliará os elos da cadeia na agilidade e confiabilidade das informações, o planejamento conjunto e a definição de metas, os quais ainda se apresentam de forma incipiente. Diante do exposto, concluiu-se que são notórios os resultados positivos da lei para as prefeituras e as cooperativas, e que os grandes entraves para que ela tenha êxito e para que os agentes realmente façam uso da gestão colaborativa encontram-se na dificuldade de iniciar um relacionamento no qual ambos os lados possam satisfazer suas necessidades e alcançar seus objetivos. Desse modo, concluiu-se também que a efetivação desse relacionamento irá fortalecer a sociedade local, garantir uma alimentação de qualidade para os alunos das escolas e fixar o agricultor familiar no campo, situação essa que gerará renda no próprio município, fazendo movimentar a economia e, consequentemente, o crescimento social.

Abstract

Federal Law 11.947/09 directs the purchase of food from family farms to the composition of school meals, which are the responsibility of municipalities. So, they have a great challenge because both municipalities are not used to buy agriculture products as family farmers often are not able to market their products on a large scale, concentrating its activities in the production, and selling only small amounts by region, or through middlemen, who buy their products and distribute them to major centers. Thus, the search for a sustainable relationship between these two links (municipal and cooperatives) in the supply chain is of utmost importance. Understanding how these collaborative management and potencial useful collaborative elements can be inserted in both processes may present new possibilities of action for the agents and attain the goals of the above mencioned law. To the composition of this essay, was essential the material related to studies about the supply chain, the collaborative elements, collaborative management, characteristics of Law 11.947/09 and particularities of cooperative organizations in Brazil. It was used qualitative research methodology, in order to understand if there are collaborative elements as described in that law in relations between municipalities and cooperatives, which could allow how to analyze and propose practical methods to be applied by cooperatives and municipalities during the course of contracts. This research also indicated the obstacles to collaboration that can be found on each agent. It was noticed that in all of the actors in the chain, collaborative elements such as trust, flexibility, joint vision and importance of partners that can favour the scenario for the agents, but this efective collaboration is still something in the long run, because of some deficiences, such as: communication, the use of computerized systems to give chain agility and reliability of information between each link in the chain, joint planning and goal setting, all of which can still be seen in a basic level. Given the above, it was concluded that the positive effects of the law are evident for municipalities and cooperatives, and the major obstacles for its success and for agents to really make use of collaborative management are in the difficulty to start a relationship in which both sides can meet their needs and achieve their goals. Thus, it is necessary the realization that this relationship will strengthen the local society, ensuring high-quality food for the local students and keep the family farmer in the rural area, a situation that will generate income in the municipality itself, favouring the local economy and social improvementes.