Visualização do documento
Título
MÉTODOS DE CUSTEIO E FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Orientador
Prof. Dr. Clovis Luis Padoveze
Autor
LUCAS CERQUEIRA LAZIER
Palavra chave
Instituição de Ensino Superior - IES, custos, métodos de custeio, formação de...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
01/01/2011
Nº Downloads
1234
Resumo
A pesquisa tem como objetivo identificar o método de custeio e abordagem de
formação de preços de venda mais adequados a uma instituição de ensino superior.
Como proposição compreende-se que as instituições de ensino superior
filantrópicas, sem fins lucrativos, devem considerar essas questões, pois precisam
apresentar superávit para poder investir e, desse modo, garantir a qualidade e
continuidade do negócio. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa,
com estudo de caso ilustrativo. Dividiu-se em etapas, a primeira caracterizou-se
como estudo exploratório, buscando-se em dados secundários como dissertações,
livros, artigos e outros estudos, permitindo a construção do referencial teórico
referente aos métodos de custeio, como: absorção; integral; RKW; activity based
cost (ABC); variável; direto; teoria das restrições; e as abordagens de formação de
preços de venda: orientada pelo mercado (demanda e concorrência); orientada pela
Teoria Econômica; orientada pelos custos; custo meta; ciclo de vida dos produtos;
simulação; custo de serviços; compound pricing; target pricing. Na segunda etapa
realizou-se apresentação da instituição objeto de estudo onde identificou-se os
métodos de custeio e abordagem de formação de preço de venda adotados. A partir
da análise foi proposto modelo adequado para gestão dos custos e formação do
preço de venda. Verificou-se e indicou-se para a IES que o modelo mais adequado
para a tomada de decisão é o custeio direto. Em relação à formação do preço de
venda, identificou-se a necessidade de fixar o preço pautado em duas etapas. Na
primeira deve ser usado o compound pricing e na segunda etapa, deve ser utilizada
a abordagem de simulação. Por fim, a aplicação e utilização dos modelos propostos
foram justificadas.
Abstract
The research seeks to identify the best suitable costing method and pricing approach
for a higher education institution. It is imperative for the philanthropic higher
education institutions to consider these issues, because they need a surplus to be
able to invest and thus ensure the quality and continuity of business. The study
comprehends a qualitative research, with an illustrative case study. It is divided in
two stages: the first had an exploratory character. It sought in secondary data such
as dissertations, books, articles and other studies the required inputs for the
construction of a theoretical framework regarding costing methods, such as:
absorption costing; full costing; RKW; activity based costing(ABC); variable/direct
costing; theory of constraints; and pricing approaches: according to the market
(demand and competition); according to the economic theory according to the cost;
target costing; product life-cycle; simulation; cost model of services; compound
pricing; target pricing. In the second stage the institution object of study was
presented and its costing method and pricing approach identified. In consideration of
this data a more suitable model for cost management and pricing formation was
proposed. It has been verified and suggested to the institution that the most
appropriate model for decision making is the direct costing. Regarding the pricing
formation, it has been identified the need to set the price in two steps. In the first step
the compound pricing should be used and in the second, the simulation approach.
The proposed models were justified.