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Título
UMA ANÁLISE DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE MARKETING
ELEITORAL NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE DILMA ROUSSEFF EM 2010
Orientador
Antonio Carlos Giuliani
Autor
MARCELO BONGAGNA
Palavra chave
Marketing político. Marketing eleitoral. Composto de marketing.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
31/05/2011
Nº Downloads
1933
Resumo
O presente estudo analisa o uso das mídias sociais como ferramentas do marketing
eleitoral na campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010. O estudo pautou-se
em uma pesquisa exploratória, qualitativa. Como método de investigação, optou-se
pela observação e análise de um conjunto de elementos considerados eficazes
para a prospecção de um site, blog e mídias sociais adotadas na campanha de
Dilma Rousseff, tendo como referência os estudos de Rayport e Jaworski(2001) na
forma de um composto de marketing digital classificado como 7Cs. O estudo
permitiu evidenciar a presença de Dilma Rousseff nas principais mídias sociais
utilizadas no Brasil, demonstrando como a candidata superou seu adversário
político, José Serra exercendo influência na decisão de escolha do internauta. Como
contribuição para a área do marketing aplicado à política, entende-se que a
elaboração do composto de marketing eleitoral pode favorecer o desenvolvimento
de novos estudos e incentivar o surgimento de cursos de extensão e
especialização.
Abstract
This is a study about the use of social media as electoral marketing tool in Dilma
Rousseff's presidential campaign, in 2010. It is an exploratory research, qualitative,
and the investigation method used was the observation, analyzing the group of
elements considered effective to prospect social media used in electoral campaigns,
such as website, blog, considering the 7C’s digital marketing mix studies of Rayport
and Jaworski (2001). According to the results, it can be noticed that the presence of
Dilma Rousseff in the main Brazilian social media had a strong influence in the
electors voting decision, what led to her election, far ahead her political opponent,
José Serra. As a contribution to political marketing, the organization of an electoral
marketing mix can encourage other researches in this area, as well as new proposals
of extension and specialization courses.