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Título

UMA ANÁLISE DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE MARKETING ELEITORAL NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE DILMA ROUSSEFF EM 2010

Orientador

Antonio Carlos Giuliani

Autor

MARCELO BONGAGNA

Palavra chave

Marketing político. Marketing eleitoral. Composto de marketing.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

31/05/2011

Nº Downloads

1933

Resumo

O presente estudo analisa o uso das mídias sociais como ferramentas do marketing eleitoral na campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010. O estudo pautou-se em uma pesquisa exploratória, qualitativa. Como método de investigação, optou-se pela observação e análise de um conjunto de elementos considerados eficazes para a prospecção de um site, blog e mídias sociais adotadas na campanha de Dilma Rousseff, tendo como referência os estudos de Rayport e Jaworski(2001) na forma de um composto de marketing digital classificado como 7Cs. O estudo permitiu evidenciar a presença de Dilma Rousseff nas principais mídias sociais utilizadas no Brasil, demonstrando como a candidata superou seu adversário político, José Serra exercendo influência na decisão de escolha do internauta. Como contribuição para a área do marketing aplicado à política, entende-se que a elaboração do composto de marketing eleitoral pode favorecer o desenvolvimento de novos estudos e incentivar o surgimento de cursos de extensão e especialização.

Abstract

This is a study about the use of social media as electoral marketing tool in Dilma Rousseff's presidential campaign, in 2010. It is an exploratory research, qualitative, and the investigation method used was the observation, analyzing the group of elements considered effective to prospect social media used in electoral campaigns, such as website, blog, considering the 7C’s digital marketing mix studies of Rayport and Jaworski (2001). According to the results, it can be noticed that the presence of Dilma Rousseff in the main Brazilian social media had a strong influence in the electors voting decision, what led to her election, far ahead her political opponent, José Serra. As a contribution to political marketing, the organization of an electoral marketing mix can encourage other researches in this area, as well as new proposals of extension and specialization courses.