Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A contextualização do conhecimento químico na obra química cidadã dirigida ao ensino médio.

Orientador

Roseli Pacheco Schnetzler

Autor

Flávia Spínola da Silva Santana

Palavra chave

Contextualização. Ensino de química. Formação docente.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

6229

Resumo

Apesar da importância da contextualização no ensino de Química, pouca relevância tem sido conferida ao ensino nesta perspectiva na formação de novos quadros de professores de Química, apesar do expressivo desenvolvimento da área de pesquisa em Ensino de Química no país nos últimos 40 anos. Assim, a questão de investigação aqui proposta é: como o conhecimento químico é contextualizado na obra Química Cidadã dirigida ao Ensino Médio? Para o meu aprofundamento sobre a temática da contextualização do conhecimento químico no Ensino Médio, analisei os três volumes que compõem a obra “QUÍMICA CIDADÔ. Em termos metodológicos, a construção dos dados da atividade de pesquisa foi feita por meio da análise do conteúdo da obra. Por sua vez, a interpretação dos dados foi feita a luz dos referenciais teóricos discutidos no texto. Os critérios de análise emergiram de princípios fundamentais que caracterizam a elaboração de propostas de Ensino de Química para formar o cidadão e, consequentemente, a produção de materiais didáticos segundo a abordagem CTSA. O primeiro, diz respeito à natureza do tema sociocientífico abordado, à sua problematização para a tomada de decisão por parte dos alunos e à dimensão interdisciplinar. O segundo critério busca retratar quais são os conteúdos químicos abordados no capítulo sob análise e como os mesmos são articulados com o tema sociocientífico e com a solicitação de tomada de decisão dirigida aos alunos. Finalmente, o terceiro critério de análise trata das estratégias de ensino propostas no capítulo sob análise para a tomada de decisão. Os resultados da pesquisa forneceram dados sobre a constituição da obra analisada e se atende a perspectiva CTSA de ensino. Assim, com a análise, percebemos que os possíveis caminhos para trabalhar a contextualização de Química no Ensino Médio é com a adoção de temas sociocientíficos para a formação do aluno com a articulação de temas CTSA, pois a construção de conhecimentos em Ciência e Tecnologia integrados ao contexto social promove no aluno uma educação para a cidadania atrelada ao aprendizado significativo dos conhecimentos científicos. Assim, compreendi os desafios da formação docente em Química, buscando esclarecer condições que sejam essenciais ou limitantes naquela formação a respeito da contextualização no Ensino de Química.

Abstract

Despite the importance of context in the teaching of chemistry, little importance has been given to teaching this perspective in the training of new cadres of teachers of chemistry, despite the significant development of the field of research in Chemistry Teaching in the country over the past 40 years. So the research question proposed here is: how chemical knowledge is contextualized in the work Chemistry Citizen addressed to high school? To my further exploring the issue of contextualization of chemical knowledge in high school, I analyzed the three volumes that make up the work "CHEMISTRY CITIZEN". In terms of methodology, the construction of the data of the research activity was done by analyzing the content of the work. In turn, the interpretation of the data was made light of the theoretical framework discussed in the text. The criteria emerged from analysis of the fundamental principles that characterize the development of proposals for Teaching Chemistry to form the citizen and hence the production of teaching materials according to the CTSA approach. The first concerns the nature of social-scientific issue addressed, for questioning his decision making on the part of students and interdisciplinary dimension. The second criterion aims at showing what are the contents covered in the chapter on chemical analysis and how they are articulated with the theme and the social-scientific decision-making request addressed to students. Finally, the third criterion of analysis deals with teaching strategies proposed in the chapter under consideration for decision making. The results of the survey provided data on the constitution of the work analyzed and meets the CTSA educational perspective. So with the analysis, we find that the possible paths to work contextualization of Chemistry in high school is through the adoption of socio-scientific issues for the education of students with articulation of themes CTSA, as the construction of knowledge in science and technology integrated into social context promotes student in an education for citizenship tied to meaningful learning of scientific knowledge. So, I understood the challenges of teacher education in Chemistry, seeking to clarify conditions that are essential or that limiting training about contextualization in the Teaching of Chemistry.