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Título

O BINÔMIO CORPO-FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Orientador

Roseli Pacheco Schnetzler

Autor

MARIA APARECIDA VIEIRA SALOMÃO

Palavra chave

Binômio corpo-formação de professores

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/04/2013

Nº Downloads

2803

Resumo

Este trabalho investiga o binômio corpo-formação de professores com a pretensão de compreender como ele vem sendo abordado na formação inicial em Educação Física. A trajetória histórica do corpo tem propiciado que os professores experenciem diferentes contextos em relação à sua atuação. Tais experiências vêm sendo obtidas em função das tendências e abordagens surgidas na área, que interferem diretamente nas concepções de corpo. O caminho para esta investigação compreende a realização de duas etapas que se complementam, quais sejam, a análise qualitativa do conteúdo de 39 artigos extraídos dos periódicos Movimento e Motriz e dos anais do ENDIPE, que tratam do referido binômio e a identificação de quatro sujeitos que foram posteriormente entrevistados, destacados por serem os pesquisadores mais referenciados nos artigos analisados. A organização desta tese compreende cinco capítulos: revisão sobre concepções de corpo, tendências e abordagens da Educação Física, estratificação dos artigos analisados e as entrevistas com os sujeitos definidos pelos articulistas. Estratificação dos artigos analisados e as entrevistas com os sujeitos definidos. Retomo a década de 80, onde as discussões se pautavam fortemente nas questões biologizantes do corpo, que era uma questão gritante. As pesquisas sobre esta problemática foram amplamente divulgadas nos anos 90 e, já na primeira década dos anos 2000, não há fortes evidências para este enfoque. Na sequência desta virada na Educação Física, não houve uma sistematização do que a área fez a partir da década de 80 e, esta tese contribui ao refletir, sob novas bases, sobre um fato antigo: a formação de professores continua tendo problemas, que vêm sendo carregados ao longo do tempo, agora com uma nova roupagem, fundamentado nos discursos das revistas, dos cursos de pós-graduação, mas que continuam existindo: a insuficiente formação do professor. É imprescindível a discussão de corpo na formação de professores, enquanto aspecto fundamental para a ação docente do futuro professor.

Abstract

This thesis investigates the binomial body-teachers training in order to understand how it is being addressed in Physical Education initial formation. The historical trajectory of the body has provided different experiences to teachers relating to their performance. Such experiences have been obtained on the basis of emerging trends and approaches in the area that directly interfere in the conceptions of the body. The path to achieving this research comprises two complementary steps. The first one is a qualitative content analysis of 39 articles from Movimento Review, Motriz Review and the proceedings from ENDIPE that dealing with the binomial body-teachers training. The second one is the identification of the subjects interviewed by me, highlighted as the most referenced researchers by the analyzed articles. This thesis is organized in five chapters dealing with the review of body concepts, trends and approaches of Physical Education, stratification of the analyzed articles and interviews with the authors. I return to the 80s, where discussions were strongly linked on biologized concepts of body as a stark question, and to the 90s and the first decade of the 2000s when the researches on this problem have been widely publicized with this approach. This thesis contributes to reflect on new bases over an old fact: the continuing problems about insufficient teacher training on physical education. It is essential that teaching training discuss the concepts of body for the future physical education teachers.