Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A precarização da formação docente para a tutoria a distância: análises

Orientador

Bruno Pucci

Autor

Mara Yáskara Nogueira Paiva Cardoso

Palavra chave

educação a distância, tutor a distância, teoria crítica da sociedade, formação..

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

2138

Resumo

O presente trabalho se dedica a um estudo analítico sobre a formação docente para a tutoria a distância, função esta pertencente ao contexto do ensino e da aprendizagem da educação a distância. A análise buscou saber de que maneira está conformada a formação para quem deseja desenvolver esta função nas universidades que possuem a modalidade de educação a distância. Para a sua realização foi feito um estudo empírico exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa, que associou na interpretação dos dados obtidos análises estatísticas à leitura de significados para uma melhor compreensão do tema. A pesquisa se dividiu em três momentos: conhecer-se em primeiro lugar o universo ao qual pertence o sujeito da pesquisa por meio da literatura especializada e alguns estudiosos da área, saber como têm sido considerados no tema tutoria a distância os conhecimentos e formação para o desenvolvimento da função. Após, ainda para uma melhor compreensão do sujeito, se examinou quais são os requisitos necessários solicitados pelas instituições de ensino superior em seus processos de seleção para quem pretende candidatar-se à função de tutoria a distância, e também, o que existe proposto para uma pessoa que busca uma formação para a tutoria a distância. Por último, houve a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas utilizado com tutores a distância atuantes em instituições de ensino superior, e também com alunos de cursos a distância. No instrumento as questões foram trabalhadas com o tutor a distância para uma abordagem de auto avaliação em sua prática tutorial, e com o aluno, em sua observação dessa prática. Nos dados quantitativos teve-se um tratamento estatístico para a identificação das frequências, e a análise qualitativa se baseou em informações contidas no discurso. A fundamentação teórica deste estudo está na Teoria Crítica da Sociedade que possibilitou o olhar analítico e reflexivo quanto as condições nas quais esta profissão/função está inserida e formatada. O estudo e a pesquisa revelou que o sujeito tutor a distância não é caracterizado como um docente, não se considera um docente, e, por esta condição, não recebe das instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, a atenção e cuidado de uma formação para o desenvolvimento de uma docência. Este trabalho orienta para que o tutor a distância receba uma formação específica para a sua condição docente caracterizada na educação a distância como contida em um coletivo de responsáveis pela docência.

Abstract

The present work is devoted to an analytical study on teacher training for tutoring the distance, this function belongs to the context of teaching and learning in distance education. The analysis sought to know how the training is conformed to those who want to develop this function in the universities that have the form of distance education. For its realization was made an empirical exploratory quantitative and qualitative approach, which joined in the interpretation of data obtained from statistical analyzes of reading meanings to a better understanding of the topic. The research was divided into three phases: know yourself first the universe belongs to the research subject through the literature and some scholars in the field, how they have been considered in the distance tutoring subject knowledge and training for function development. After also to a better understanding of the subject, if examine what are the requirements requested by higher education institutions in their selection processes for those wishing to apply for the role of mentoring in the distance, and also, what is proposed for a person seeking training for tutoring distance. Finally, there was a questionnaire with closed and open questions used with distance tutors working in higher education institutions, and also to students of distance learning courses. In the instrument issues were worked with the tutor distance for a self assessment approach in their practice tutorial, and with the student, in his observation of this practice. In quantitative data had become a statistical treatment for the identification of frequencies, and qualitative analysis was based on information contained in the speech. The theoretical foundation of this study is the Critical Theory of Society which enabled the look analytical and reflective as the conditions in which this profession / function is inserted and formatted. The study and research revealed that the subject tutor distance is not characterized as a teacher, it is not considered a teacher, and for this condition, it receives from higher education institutions, whether public or private, attention and care training for developing a teaching. This work guides for tutors to get the distance specific training for your condition characterized teaching in distance education as contained in a collective responsible for teaching.