Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A PESSOA CEGA NO ENSINO SUPERIOR: condições facilitadoras de ensino e aprendizagem

Orientador

RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELLO CUNHA

Autor

MARIA LÚCIA DE SOUZA HOLANDA

Palavra chave

Pessoa cega. Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

22/06/2012

Nº Downloads

1338

Resumo

Esta pesquisa de mestrado investiga as condições facilitadoras de ensino e aprendizagem de alunos cegos no decorrer dos cursos de graduação no ensino superior. Para a realização deste estudo, contou-se com as narrativas de três pessoas cegas que relataram suas experiências de escolaridade mediante entrevistas semiestruturadas. Para o encaminhamento deste trabalho, tomou-se por base a pesquisa de natureza qualitativa numa abordagem sócio-histórica. E para a análise do processo de ensino e aprendizagem da pessoa cega, utilizou-se as contribuições teóricas de Vigotski, autor que, com seus estudos sobre defectologia, traz um importante embasamento para esta discussão. As análises das entrevistas revelaram que a inclusão da pessoa cega no ensino superior se efetiva a partir das seguintes condições: recebimento da mesma atenção dispensada às pessoas videntes por meio de condições diferenciadas; acesso aos materiais didático-pedagógicos adaptados e entregues com antecedência, a fim de que os alunos cegos possam acompanhar as aulas em situação de igualdade com os demais discentes; e, por fim, estratégias de avaliação que tenham como objetivo responder às necessidades e particularidades desses alunos.

Abstract

The master research investigates the enabler conditions of blind student’s education and learning in the course of time, in graduation courses of superior education. For the attainment of this study we rely on the narratives of three blind people who had told its experiences of schooling by means of semi-structured interviews. The research was conducted using as basis a qualitative nature research in a social-historical boarding. To analyze the blind person education and learning process we count upon the Vigotski author who, with his studies defectology, provides an important foundation for this discussion. The analyses of the interviews had disclosed that the inclusion of blind person in superior education is carried out through the following conditions: to receive the same attention provided to people who can see, by means of differentiate conditions; access to adapted didactic-pedagogical materials and delivered with antecedence, so that the pupils can quite follow the lessons in equality situation with the others students; and finally, evaluation strategies that have as objective to cater to the necessities and particularities of these pupils.