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Título

PERCEPÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

Orientador

NÁDIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

PEDRO TADEU BERTTO

Palavra chave

Serviços. Percepção da Qualidade. Marketing de Serviços.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2006

Nº Downloads

3642

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a percepção da qualidade em serviços de manutenção e reparação de veículos automotores. Após uma pesquisa exploratória sobre o tema, em seguida, procedeu-se à realização de uma pesquisa de campo baseada em entrevistas em profundidade feitas com clientes de duas oficinas mecânicas da cidade de Pirassununga/SP. Para a realização das entrevistas, utilizou-se um instrumento de coleta de dados, concebido a partir de uma adaptação, aos serviços mecânicos, das cinco dimensões de qualidade que compõem a Escala SERVQUAL , a saber: tangíveis, confiabilidade, prontidão, segurança e empatia. A cada uma dessas dimensões foram relacionados atributos fundamentais de serviços previamente identificados, sobre os quais se deu o trabalho de investigação e análise. Como resultado final, obteve-se para cada uma das empresas pesquisadas, uma definição clara de quais dimensões e atributos são considerados relevantes para que seus serviços sejam percebidos como de qualidade e que, portanto, devem se constituir nos principais focos de atenção e esforços mercadológicos. Os resultados alcançados indicam que dentre as dimensões analisadas, a confiabilidade é considerada a mais importante para o segmento em análise. Percebe-se também, entre os respondentes, forte valorização dos atributos relacionados tanto ao conhecimento técnico dos profissionais, quanto ao relacionamento interpessoal, sobretudo, da honestidade na condução de seus negócios. Foi também possível identificar possíveis estratégias a serem desenvolvidas pelas empresas, cujo foco se encontre no cliente, nas suas necessidades e na sua percepção.

Abstract

The purpose of this study is to evaluate the perception in maintenance and repair of automotive vehicles service quality. After an exploratory research about the theme, one field research based in depth interviews with clients of two mechanic repair shops in Pirassununga/SP was carried out. For the interviews was used one instrument to gather data conceived from an adaptation, to the mechanical services, of the five dimensions of quality in services that compose the SERVQUAL scale: tangible, confiabillity, promptness, security and empathy. For each one of these dimensions, fundamental service attributes, previously identified were related, investigated and analyzed. As final results, was obtained for each researched company, a clear definition of which dimensions and attributes are considered relevant to help their services be perceived as of quality and, therefore, what must constitute their main focus of attention and merchandizing. The results indicate that in the analyzed dimensions, confiabillity is considered the most important factor. It was also observed among the interviewees great value is given to professional technical knowledge and interpersonal relationship, particularly the honesty in the conduction of their business. It was also possible to identify possible strategies to be developed by the companies concentrated in the client, his necessities and perception.