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Título

O COMPOSTO DE PRODUTOS E A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO NO SETOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Orientador

NADIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

GRAZIELA OSTE GRAZIANO

Palavra chave

Marketing do Agronegócio; Estratégia de Desenvolvimento de Produto; Produtos...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2008

Nº Downloads

6354

Resumo

Produtos orgânicos, tema desta pesquisa estão voltados à necessidade de uma melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente, por essa razão não usam agrotóxicos e são obtidos em sistemas sustentáveis, pois mantêm os recursos naturais e a fertilidade do solo. Originários da agricultura orgânica, têm qualidade garantida por certificadoras. Este estudo buscou identificar o perfil da oferta do Composto de Produtos orgânicos no país, tanto os “in natura” quanto os derivados de processamento industrial, como conseqüência da utilização da Estratégia de Desenvolvimento de Produtos no setor do agronegócio orgânico. Utilizou-se da pesquisa exploratória para o levantamento dos produtores certificados em cada Estado brasileiro, tomando por amostra não probabilística por conveniência os produtores certificados pelo IBD – Instituto Biodinâmico. Como resultado, uma análise da composição da oferta dos produtos orgânicos “in natura” nos diversos Estados do país, bem como a análise da adoção da Estratégia de Desenvolvimento de Produtos pelos produtores, ao assumir a industrialização dos produtos orgânicos.

Abstract

Organic products, theme of this research, are focused in the necessity of a better life quality and environmental preservation, due to that, they have no agro toxics and are obtained in sustainable systems, because they maintain the natural resources and the soil fertility. Something originally from organic agriculture has its quality certified by certification bureaus. This study tried to identify the profile of the quantity of the organic Product Compost to deal in the country, both the “in nature” products and their industry processed derivates, as a consequence of the use of New Products Development Strategy in the organic agribusiness area. It was made an exploratory research to obtain the data of the certified producers in each Brazilian state, taking as a non probabilistic sample for convenience the IBD – Biodynamic Institute – certified producers. As a result, an analysis of the quantity of the “in nature” organic Product Compost to deal in a number of states in the country, as well as the analysis of the adoption of Products Development Strategy by the producers, when assuming the organic products industrialization.