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Título

PERCEPÇÕES DE AGENTES SOCIAIS SOBRE AS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

Orientador

Dalila Alves Corrêa

Autor

IVELISE RASERA BRAGATO

Palavra chave

Responsabilidade Social Corporativa, Setor Sucroalcooleiro, Identidade...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

05/12/2007

Nº Downloads

753

Resumo

A relação entre o desenvolvimento de ações sociais e os impactos na percepção dos beneficiários externos da organização é o tema desta pesquisa, tomando como objeto de estudo usinas paulistas de açúcar e álcool. As questões que este estudo coloca são: (1) qual é a percepção que o público externo constrói sobre as externalidades negativas produzidas pela atividade canavieira e as práticas de ações sociais das usinas de açúcar e álcool?; Como essa percepção corrobora para a formação da imagem organizacional do ponto de vista do público externo? O objetivo geral da pesquisa é analisar a percepção das pessoas da comunidade sobre o desenvolvimento de ações sociais oferecidas por usinas de açúcar e álcool. Para responder a tal pergunta, realizou-se um estudo exploratório, seguido de uma pesquisa descritiva. Utilizou-se, num primeiro momento, dados primários e secundários para apoiar o delineamento dos procedimentos metodológicos desta proposta. Esses foram extraídos do relatório intitulado “Açúcar e álcool: responsabilidade social numa história de desenvolvimento sustentável”, da Unica, em 2004. Posteriormente, a pesquisa descritiva foi desenvolvida junto aos indivíduos da comunidade e que são beneficiados por ações sociais das usinas. A amostra foi não-probabilística focada na conveniência da pesquisadora, com a realização de entrevistas semi-estruturadas pela mesma com auxílio de um roteiro de perguntas aplicado às pessoas residentes na comunidade e que são diretamente beneficiadas pelas ações sociais de usinas. Os resultados mostraram que o oferecimento de projetos sociais é uma forma de as usinas compensarem os impactos negativos produzidos no meio ambiente. A questão das externalidades se mostra como o ponto de confluência para a geração da dicotomia no modo de vida das pessoas dessas comunidades, dividido entre o desfrutar dos benefícios gerados pelos projetos sociais das usinas e o conviver com a realidade resultante dos impactos negativos. A identidade social das duas usinas é revelada por meio de imagens que se relacionam à atividade produtiva, à provedora de empregos e renda e à emissora de impactos negativos. Assim, os projetos sociais oferecidos pelas usinas são coadjuvantes, pois não são explicitamente mencionados pelos sujeitos da pesquisa. Desse modo, a construção da imagem organizacional das usinas pela comunidade externa beneficiada pelos seus projetos sociais é também um contexto dicotômico pautado, de um lado, pelas facilidades propiciadas e, de outro, pelas repercussões dos impactos negativos da atividade produtiva.

Abstract

The relation between the development of social actions and the impacts on the perception from beneficiaries outside the organization compose the theme of this research, taking as a study case the sugarcane mills in São Paulo state. The questions this study poses are: (1) what is the perception that the external public builds about the negatives externalities produced by the sugarcane activity and the practices of social activities of the sugarcane mills? How this perception contributes to the formation of an organizational image from the people from the community? The general aim of this study is analyze the perception of people from the community about the development of social actions offered by the sugarcane mills. In order to answer such question, it was developed an exploratory study, and, at second, a descriptive research. It was used, at first, primary and secondary data to support the delineating of the methodological procedures of this proposal. These was obtained from a report under the title of “Sugar and ethanol: social responsibility in a case of sustainable development”, publish by Unica in 2004. Later, a descriptive study was conducted with people from the community and that are benefited by the social actions developed by the sugarcane mills. The sample was randomly focused on the convenience of the researcher, through the use of semi-structured interviews carried out by the author herself with the use of a schedule of questions applied to the external public directly benefited by the social actions developed by the sugarcane mills. The results showed that the social actions offered are a way for the sugarcane mills to offset negative impacts on the environment. Externalities presented themselves as a point of confluence for the generation of dichotomy in the behaviors of people from the community, shared between enjoying the benefits resulted from the social projects developed by the sugarcane mills and dealing with the reality of the negative impacts. The social identity of the two sugarcane mills is defined through the productive activity, as employment and income sources and by the negative impacts produced. Thus, the social projects offered by these companies are secondary, because they are not explicitly mentioned by the citizens in the research. Therefore, building up of the sugarcane mills’ organizational image by the external community that received the benefits from the social projects is also a dichotomy context based, on the one hand, on the facilities offered and, on the other hand, on the repercussions from the negative impacts created by the productive activity.