Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

EMOÇÕES E HABILIDADES MOTORAS AQUÁTICAS EM MULHERES

Orientador

RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA

Autor

Roberto Antonio de Campos Barion

Palavra chave

Desenvolvimento, Natação, Emoções, Habilidades Motoras Aquáticas.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

21/12/2005

Nº Downloads

1449

Resumo

Diferentes tipos de emoções estão presentes no meio aquático mas suas relações com as habilidades motoras não são conhecidas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a relação entre habilidades motoras aquáticas e emoções. Para isto foi realizada uma pesquisa aplicada do tipo I, observando-se 32 mulheres entre 29 e 59 anos. Elas realizaram um teste de habilidades motoras aquáticas incluindo saltar, flutuar, submergir, deslizar e nadar. Uma escala de emoções foi construída para medir o nível das emoções básicas do ser humano, tais como alegria, medo, surpresa, raiva, tristeza e nojo, em casa ou em diferentes profundidades de uma piscina. Foram encontradas correlações negativas, estatisticamente significantes Spearman’s rho para p< 0.05, entre o medo ou a surpresa e o nível de habilidades motoras na parte média e profunda da piscina e entre a tristeza ou raiva em águas profundas. Foi sugerido que a carência de habilidades motoras aquáticas pode trazer sentimentos de medo, tristeza ou raiva, sendo desejável que o nível destas habilidades sejam aumentados através de um programa aquático. Os instrumentos utilizados para medir o nível de habilidade motora e a intensidade das emoções se mostraram úteis para analisar o fenômeno.

Abstract

Different kinds of emotions are present in the aquatic environment but their relationship with the motor abilities are not known. So, the aim of this study was to investigate the relationship among aquatic motor skills and emotions. It was used an applied research type I, where 32 women, aged from 29 to 59 were observed. They did an aquatic motor abilities test with jumping, floating, submerging, sliding and swimming. An emotion scale was built to measure the level of the human basic emotion of joy, fear, surprise, anger, sadness and disgust at home or different parts of a swimming pool. Significant negative statistic correlation Spearman’s rho with p< 0.05 were found between fear or surprise and motor skill in deep water and between sadness or anger and locomotion in deep water. It suggested that the lack of abilities may bring feelings of fear, sadness or anger. To increase the level of aquatic motor skill through out a aquatic program are desirable. The instruments that were used to measure the level of skill abilities or the intensity of the emotion were found useful to analyze such phenomenon.