Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A GINÁSTICA RÍTMICA COMO CONTRIBUTO NA INTEGRAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DO PROJETO “CRIANÇA NA QUADRA”

Orientador

ROBERTA CORTEZ GAIO

Autor

SIMONI VALENTE RIBEIRO

Palavra chave

GINÁSTICA RÍTMICA; NTEGRAÇÃO SOCIAL.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2006

Nº Downloads

1153

Resumo

Afirmar que o desporto, entre outros a Ginástica Rítmica é considerado um dos grandes acontecimentos sociais dos tempos modernos não é qualquer novidade. Nos últimos anos assistimos a uma radical mudança no desporto. Estamos perante um mesmo fenômeno, que, como todos os fenômenos sociais, é historicamente condicionado e culturalmente determinado. Dentro desse contexto, a atividade desportiva desponta como um elemento de integração social entra crianças de classe economicamente diferente. Diversas práticas desportivas buscam o desenvolvimento da inclusão, entendendo-a como elemento fundamental ao processo de integração e também como forma de resgate da cidadania perdida diante das desigualdades sociais. Em vista da Ginástica Rítmica no Brasil ser oferecidas prioritariamente em clubes sociais e na rede privada de ensino, o imaginário social constituído, nos remete a um grupo cuja maior parte de suas praticantes é composta de crianças e jovens de classe social economicamente média e alta, o que torna um esporte como a Ginástica Rítmica em seletista e elitizado, deixando de oportunizar que crianças de baixa renda sequer conhecer. Em Curitiba, capital do Estado do Paraná a Associação Curitibana de Ginástica Rítmica – AGINARC, consegue transformar essa realidade e a vida de muitas crianças. Comprometida com o resgate da cidadania e a vivência do treinamento numa equipe de alto rendimento, na construção da ginasta, promove condições de superação das barreiras e preconceitos como raça, classe social, nome ou sobrenome e as integram.O Projeto "Criança na Quadra" resgata meninas das classes sociais mais empobrecidas e as inclui nas escolinhas de base da Ginástica Rítmica, onde também estão presentes crianças de outras classes sociais e onde a "troca" de realidades se transforma numa grande integração.

Abstract

Assuring that the sport, as many others, Rhythmic Gymnastics is considered one of the great modern, social times events is not any news. In the last years we have watched a radical change in the sport. We are in front of a phenomenon that like all other social phenomenons is historically dependent and culturally determined. In this context, the sport shows how an element of social integration between children of different economy classes. Many sports look for the increase in comprehension, understanding that the fundamental element of the integration process is also a way of making better the social difference. Rhythmic Gymnastics in Brazil is to be prioritized offered in social clubs and private schools, where most are children and adolescents in the medium and high social economy class, which makes Rhythmic Gymnastics in selective and fot the elite people, not having children in the lower classes participating in it. In Curitiba, capital city of Paraná, the “Associação Curitibana de Ginastica Ritmica – AGINARC”, can change many lives of children. Committed to the making better citizenship and the trainining of the sport with a crew of high achievements, in the construction of the gymnast, it promotes conditions of getting past barriers such as prejudice of race, social class, name; making people integrate. The project “Criança na Quadra” helps girls from lower social classes and puts them into Rhythmic Gymnastics schools. Where there are other children from different social classes. This is when the exchange of reality transforms into great integration.