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Título

UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA/SP

Orientador

CLEITON DE OLIVEIRA

Autor

GREICE KELLY SOARES DOS SANTOS

Palavra chave

Piracicaba/SP, magistério municipal, condições de trabalho docente.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/10/2013

Nº Downloads

909

Resumo

Este estudo versa sobre as condições de trabalho e incentivos à carreira docente proporcionados aos professores da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema de Ensino de Piracicaba, município localizado no interior do Estado de São Paulo. Por meio de consultas à legislação piracicabana, estadual e federal; levantamentos de dados realizados em sites especializados e de leituras e análise de produções sobre o tema da educação no município de Piracicaba e sobre o magistério (Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental), pretende-se ao longo deste trabalho evidenciar quais são as condições postas aos docentes do município estudado. Para tanto serão analisados: forma de ingresso, jornada de trabalho, remuneração e formação continuada. A pesquisa evidenciou que apesar da não existência de um Plano de Carreira específico para o magistério municipal, os aspectos forma de ingresso, remuneração e formação continuada encontram-se em conformidade com a legislação nacional, enquanto o aspecto jornada de trabalho é cumprido parcialmente.

Abstract

This study treats of the work conditions and incentives given to the teaching career, provided to Children's Education teachers and the early years of Elementary School in the School System of the city of Piracicaba, municipality located in the countryside of the state of São Paulo, Brazil. Through inquiries in the federal, state and local legislations, data surveying on specialized websites, plus reading and production analyses on the theme of education in the city of Piracicaba and on the teaching occupation (Children's Education and early years of Elementary School), we intend, throughout this work, to evidence what the conditions given to teachers in the analyzed locality are. For that purpose, we will look into: form of entry, working hours, set pay and continued formation. Our research evidenced that, despite not having a specific career plan for the municipal teaching occupation, the aspects form of entry, set pay and continued formation find themselves in accordance with national legislation, whereas the aspect working hours is fulfilled only partially.