Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

UM MODELO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DA DEMANDA: ESTUDO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE FÁRMACOS

Orientador

CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA

Autor

PEDRO DOMINGOS ANTONIOLLI

Palavra chave

Cadeia de Suprimentos, Indústria Farmacêutica, Gestão da Demanda,

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

15/10/2013

Nº Downloads

2222

Resumo

A globalização exige das empresas uma maior flexibilidade e adaptabilidade de seus processos internos às exigências de mercado. Esta flexibilidade resulta em novas formas de relacionamento entre parceiros, as cadeias de suprimentos. Para que estas cadeias possam se diferenciar de seus concorrentes, a agilidade e flexibilidade tornam-se fundamentais. Neste sentido, há a necessidade de gestão efetiva da cadeia de suprimentos, que compreende, além da colaboração e cooperação, integração estratégica, agilidade no atendimento do cliente final, bem como constante alinhamento de tecnologias, práticas, sistemas e estruturas. Este trabalho tem como objetivo estudar os processos de gerenciamento da demanda em uma díade produtor-distribuidor do setor farmacêutico, e propor um modelo de tecnologia da informação (TI) que seja aplicável a este contexto, e possa viabilizar maior efetividade destas configurações produtivas no gerenciamento de sua demanda. Além do modelo proposto, são apresentadas recomendações para futuros trabalhos utilizando TI no gerenciamento das cadeias de suprimentos.

Abstract

The globalisation enforces organizations to be more flexible and align their internal processes to reach market needs. This flexibility brings new types of partnership, like Supply Chains. In order to differentiate itself from their competitors, agility becomes a fundamental competitive issue. Thus, these productive organization participant enterprises should continually review and redesign their business processes. So, to make it be possible, it is necessary to effectively manage supply chain, which implies, besides collaboration and cooperation, strategic integration, final customer attendance agility, and continually alignment of technologies, practices, systems and structures. This work is aimed to study demand management processes between a pharmaceutical manufacturer and its distributor, and to present a supply chain information technology model. As conclusions, recommendation for future information technology solutions applied to supply chain management is presented.