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Título

A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Orientador

DR. BRUNO PUCCI

Autor

ANA CAROLINA KASTEIN BARCELLOS

Palavra chave

experiência estética; Pedagogia; autonomia; Teoria Crítica

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2014

Nº Downloads

1266

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar a importância da formação estética nos cursos de Pedagogia cuja problematização se dá a partir do questionamento das relações entre educação e estética, perpassando temas como a infância, a experiência, a autonomia e a formação. Entende-se que a formação estética contribui para o processo educativo, especificamente, para a formação docente, sendo de grande relevância para a não reificação do sujeito diante da ‘onipresente’ indústria cultural que pode condicionar os sentidos. A hipótese é que, ao mesmo tempo em que contribui para o processo formativo, ela não recebe a devida atenção nos cursos de formação de professores. Os objetivos da pesquisa são: 1. Investigar o potencial formativo da estética; 2. Observar e analisar, a partir de levantamento empírico, os currículos e as manifestações de uma formação estética nos cursos de Pedagogia. A pesquisa se fundamenta em pensadores da Escola de Frankfurt, especialmente T. W. Adorno, H. Marcuse e W. Benjamin, bem como em alguns críticos contemporâneos que com eles dialogam. Sem intenção de perpassar todos os temas e obras dos autores pesquisados, o objetivo é investigar como suas teorias podem contribuir para compreender o fato de a realidade ser uma projeção tão distante da almejada por pensadores que viam na Educação, em particular, na estética, potencialidade para a emancipação do homem; e, mais especificamente, se ela ocorre na formação dos futuros professores a partir dos cursos pesquisados.

Abstract

The research aims to investigate the importance of aesthetic education for future primary school teachers. It focus on the relationship between education and aesthetics, passing themes like childhood, experience, autonomy and education. It is understood that the aesthetic experience contributes to the educational process. The hypothesis is that at the same time that aesthetic education is contributing to the educational process, it is not receiving the necessary attention during the graduation course. The research objectives are: 1. To investigate the potential of the aesthetic studies to education 2. To observe and to analyze aesthetic activities at Education course, considering an empirical study. The research is based on the Frankfurt School thinkers especially T. W. Adorno, H. Marcuse and W. Benjamin, as well as some contemporary authors. We are concerned to investigate and try to understand the fact that reality is a projection so far from desired by thinkers who saw in education, particularly in the aesthetic, the potential for the man emancipation.