Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA PÚBLICA

Orientador

Roseli Pacheco Schnetzler

Autor

PATRICIA MAGRI GRANÚZZIO

Palavra chave

formação continuada; homossexualidade; parceria colaborativa.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

1341

Resumo

A presente investigação enfoca o binômio “formação continuada e a homossexualidade” por meio de um processo realizado por uma ONG (Organização Não Governamental) junto a um grupo de professores durante reuniões de HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo), no contexto de uma escola pública de ensino fundamental e médio de uma cidade, de porte médio, do interior do Estado de São Paulo. Tal formação foi centrada na sexualidade, com destaque para a temática da homossexualidade. A questão investigada foi “Quais significações sobre a homossexualidade são construídas por professores em um programa de formação continuada?” Para tal, o presente trabalho descreve como os professores, por meio de estudos e reflexões, foram relatando casos de silenciamento e omissão diante de discriminações e preconceitos sofridos por adolescentes e jovens alunos homossexuais, revelando muitos dos preconceitos históricos e culturais e repensando sua prática diante do tema da homossexualidade. Foram realizadas observações no ambiente escolar, conversas com professores, gestores, formadores de uma ONG e PCOP (Professor Coordenador da Oficina Pedagógica), entrevistas coletivas e individuais, aplicação de questionários e sessões de estudo. Os dados revelam diversos sentidos atribuídos por professores e gestores para a questão da sexualidade e da homossexualidade dos alunos: uns, preocupados, devido a questões religiosas e familiares; alguns, inseguros e ainda despreparados para uma prática docente que respeite a diversidade sexual; e outros mais se perguntando se é papel da escola trabalhar questões que julgam ser de âmbito pessoal e não público, mesmo reconhecendo que consequências do silenciamento são de impacto coletivo e público. Pode ser depreendida do trabalho a necessidade de ser estimulada na escola a sensibilização de professores e gestores para que haja um real reconhecimento da educação pública como democrática e, consequentemente, a conscientização e o comprometimento diante deste conceito tão discutido, defendido na educação brasileira e tão ausente na prática escolar. Além disso, houve a constatação de que parcerias colaborativas podem contribuir para a reflexão sobre a percepção do outro, para que a alteridade passe a fazer parte do currículo, indo além de publicações e discursos oficiais.

Abstract

This study analyzing the relationship between the “continuous education and the homosexuality” based on a monitoring done by a NOG (Non Governmental Organization) to a group of teachers from public elementary school and high school from medium-sized city in the São Paulo State, during the scheduled pedagogical meetings. This investigations main proposal is to analyze the sexuality, in special the homosexuality: "What about homosexuality meanings are constructed by teachers in a continuing education program?". This research shows how the teachers reported cases of omission and silence in front of prejudice and discrimination against young gay and lesbian students, revealing many of the historical and cultural prejudices related on the topic of homosexuality. Observations were made at school, interviews with teachers, schoolmaster, NGO members and coordinator teacher of pedagogical workshop. The interviews were performed in groups and individual, with the check list support and study sessions. The data show different meanings attributed by teachers and schoolmaster to the issue of student’s sexuality and homosexuality. Some of them were worried regarding religious and family issues, still insecure and unprepared to a teaching practices that respects the sexual diversity; others wondering if this is a school issue, because it is a particular subject, not public, but they recognizing that the consequences of silencing has a public and collective impact. It can be deduced from this study the necessity of be encouraged the teachers and schoolmaster so there is a real recognition of public education as democratic. This concept is discussed and defended in Brazilian education, but so absent in school practices. Besides, there was the realization that collaborative partnerships can contribute to reflection on the perception of the other, and it become part of the curriculum, beyond official publications and speeches.