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Título

O PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUTOS: O CASO DA KENNAMETAL

Orientador

Dalila Alves Corrêa

Autor

ADRIANA VILLANOVA DE ALMEIDA

Palavra chave

gestão de pessoas, fusão, aquisição, cultura organizacional, integração cultural

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

1353

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar os papéis desempenhados pela gestão de pessoas em processos de aquisições de empresas. O crescente número de operações de fusão e aquisição como estratégia de crescimento e competitividade, faz emergir uma preocupação com as reais possibilidades de sucesso e fracasso dessas negociações. Considerando que as sinergias que se esperam alcançar nessas transações são fortemente influenciadas por meio da interação entre as pessoas, a gestão de pessoas tem atuação importante nesse processo. A partir de tais constatações o presente estudo foi desenvolvido junto a uma empresa multinacional, com sede no interior paulista, que realizou a aquisição de uma linha de produtos de uma empresa nacional do ramo de máquinas e ferramentas. Buscase compreender o papel assumido pela gestão de pessoas neste processo de integração, bem como as percepções geradas nos agentes envolvidos. O foco recai sobre a gestão de pessoas neste contexto. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva e exploratória e buscará analisar através da metodologia de estudo de caso. A amostra do estudo foi composta de duas categorias profissionais: trabalhadores natos da empresa adquirente e trabalhadores agregados a partir desta aquisição. Junto a gestora de RH foi aplicada uma entrevista semi-estruturada exploratória, junto aos colaboradores da fábrica e da engenharia foi aplicado um questionário estruturado, e por fim desenvolveu-se um focus group com os gestores. Os resultados do estudo mostram o papel estratégico assumido pela gestão de pessoas neste processo de aquisição.

Abstract

The purpose of the present work is to study the Human Capital Management (HCM) role in companies’ acquisitions process. The increasing number of Mergers and Acquisitions as a strategy for growing and to increase competitively rises a concern regarding the real success or failure in these negotiations. Considering the fact that the synergy required in these transactions is strongly influenced by people interaction, the HCM has an important action in this process. From these evidences this study was performed in the working context at a multinational company, which headquarter is located in São Paulo, Brazil, which acquired a business unit from a national industry that operates in the machine-tool segment. The authors examined the role of the Human Capital Management in this integration process, from the perception of different agents involved in the transition. This work refers to a case study, which is qualitative, descriptive and exploratory. The study sample was composed by workers from the acquirer company as well as workers from the acquired company; the Human Resources Manager and also by managers from production and engineering side. The following tools were used to perform the research: semi-structured interview, structured survey and focus group. The results confirm the strategic role assumed by the Human Capital Management in this acquisition process.